O que considerar para fazer um intercâmbio

fazer um intercâmbio
Fazer um intercâmbio pode ser uma das melhores experiências da sua vida.

Decidir fazer um intercâmbio não é tarefa fácil. Afinal envolve um investimento financeiro considerável, além de passar um tempo longe da família e amigos e dar uma pausa nos estudos (ou no trabalho).

Afinal, o que você deve considerar para tomar a decisão de estudar fora do país?

5 coisas que você deve considerar para decidir fazer um intercâmbio

Defina o curso que quer fazer

A primeira coisa que deve considerar é o curso que quer fazer. Será high school, uma graduação ou pós-graduação ou um curso de línguas? E qual área ou idioma você gostaria de estudar?

Definir o seu foco de estudos é importante para direcionar melhor a escolha da instituição de ensino e qual será a duração do seu intercâmbio.

Decida para onde gostaria de ir

Para escolher o seu país de destino, é preciso considerar alguns itens importantes. O clima é um deles: você gosta de frio ou prefere calor? Se não suporta temperaturas mais baixas, o Canadá não vai ser uma boa opção, por exemplo.

Pense também no estilo de vida que procura. Se você gosta de ficar em contato com a natureza e fazer atividades ao ar livre, Austrália e Nova Zelândia, ou mesmo o Canadá (Vancouver) podem ser boas opções. Se prefere um rítmo mais agitado e busca algo mais cosmopolita, vale pensar em Toronto ou Nova York.

Procure informações sobre o visto

Cada país tem as suas regras para solicitação de visto. E o recomendado é que você coloque isso no topo da sua lista de prioridades. Alguns vistos podem demorar até quatro meses para ficarem prontos, dependendo do tanto de requisições. Além disso, você vai precisar providenciar a tradução juramentada de documentos escolares (na maioria dos casos), da sua comprovação de renda, além de outros documentos que vão te demandar tempo para organizar! Veja sobre solicitar visto para os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Procure uma agência de intercâmbio

Busque uma agência de intercâmbio na qual você confie para te ajudar. As agências têm profissionais especializados que poderão te ajudar na escolha do melhor curso e do local para onde vai, considerando o que você procura e a quantidade de dinheiro que pretende investir. Além disso, poderão te auxiliar ao longo de todo o processo: no contato com a escola, na definição e contratação do tipo de hospedagem (escola de família, apartamento, residência estudantil ou casa compartilhada) e até na compra de passagens.

Enfrente o medo

Segundo a psicóloga intercultural Andrea Sebben, com a decisão de fazer o intercâmbio, surgem sempre vários medos: não se adaptar, não conseguir fazer amigos, ter de conviver com a solidão, não falar bem o idioma e por ai vai… O mais importante, segundo ela, é não deixar com que isso te paralise. É preciso enfrentá-lo e seguir em frente! E acredite: vai valer muito a pena!

Para se inspirar, veja algumas experiências de intercambistas e já comece logo a olhar o seu!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão