O que significa o código SSSS no cartão de embarque para os Estados Unidos

código SSSS no cartão de embarque

Você sabe o que significa o código SSSS no cartão de embarque para os Estados Unidos? Se a informação é nova para você, então é certo que nunca se deparou com a sigla estampada em seu bilhete de viagens, uma vez que a experiência ligada a ela costuma ser lembrada.

Os quatro Ss significam Secondary Security Screening Selection ou, em português, Seleção de Triagem de Segurança Secundária, e aparece no cartão de embarque daqueles passageiros selecionados pelas autoridades americanas, através da TSA (Transport Security Administration), para um processo adicional de revisão de segurança.

O que faz com que alguém tenha SSSS no cartão de embarque

Os motivos que podem gerar um SSSS no cartão de embarque são diversos. Alguns deles, podem ser elencados com maior facilidade, embora não seja possível garantir, nem que eles gerar uma revisão adicional de segurança, nem que sejam as únicas razões. Os casos mais comuns estão ligados à:

  • Itinerários fora do padrão comum de viagens;
  • Passagens compradas para voos em menos de 24 horas;
  • Passagens apenas de ida para os Estados Unidos;
  • Passagens pagas em dinheiro;
  • Seleção aleatória.

Como funciona o processo secundário de triagem

Caso o seu cartão de embarque contenha o SSSS, o procedimento pelo qual vai passar segue um certo padrão, e o tempo de duração da revisão depende tanto da clareza com a qual você vai responder as perguntas que serão feitas, quanto do seu nível de tranquilidade diante dos agentes da TSA.

De forma geral, é feita uma revista detalhada de sua bagagem e de todos os seus pertences, além da passagem pelo scanner corporal e uma revista física. Você também pode ser solicitado a ligar todos os seus aparelhos eletrônicos, e cada um de seus documentos e cartão de embarque serão fotografados. Estando tudo certo, o agente responsável pela revista providenciará um carimbo no bilhete, para atestar que ela foi devidamente realizada, e te liberará para seguir o seu caminho.

Assim como é difícil ter certeza de qual motivo levou à necessidade de uma revisão de segurança, também não é possível afirmar se o processo vai se repetir por mais vezes ou se será um fato isolado. No final das contas, o importante é, diante da certeza de que está tudo correto em relação à sua viagem e intenções, demonstrar boa vontade durante a revista e manter a calma.

Quer mais dicas sobre os processos de segurança que antecedem a entrada nos Estados Unidos? Então confira o artigo que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre o controle de passaporte.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão