Dicas para economizar na compra de passagens: Conexão, stopover e open jaw

economizar na compra de passagens

Quem tem o hábito de voar com frequência, sabe bem que, flexibilizar alguns trechos da viagem, pode ser uma ótima forma de economizar na compra de passagens aéreas. Rotas tradicionais e voos mais convenientes são, naturalmente, opções mais procuradas pelos passageiros, por isso, apresentam tarifas mais altas. Neste cenário, entender a lógica de funcionamento dos termos conexão, stopover e open jaw, pode significar menores gastos na hora de adquirir um bilhete.

Dicas para economizar na compra de passagens

As companhias aéreas trabalham com algumas possibilidades de flexibilização para a compra de passagens, que envolvem, por exemplo, paradas entre destinos ou até ida e volta por cidades diferentes. Ainda que em algumas situações a viagem possa ficar um pouco mais longa, existe uma boa chance dos custos finais ficarem mais acessíveis.

Entenda, a seguir, três tipos de possibilidades de composição de trechos aéreos, para tentar economizar com os bilhetes de seu próximo passeio.

Conexão

Uma conexão acontece quando o passageiro faz a troca de aeronave em um aeroporto, antes de seguir rumo ao seu destino final. Diferente das escalas, em que o avião aterrisa em uma ou mais cidades para embarque e desembarque de outros viajantes, mas não há a necessidade de descida do veículo, nas conexões é preciso desembarcar. Em casos assim, a troca de bagagem fica por conta da própria companhia aérea.

Voos com conexões costumam tornar a viagem mais longa, mas, de forma geral, oferecem preços mais acessíveis e podem ser uma ótima opção, especialmente para quem não está com tanta pressa de chegar no destino final.

Stopover

O stopover é uma excelente forma de aproveitar para conhecer um outro lugar antes da chegada no destino final. Ele acontece quando o viajante faz a opção de permanecer por um tempo maior na cidade onde é feita conexão, antes de seguir rumo ao aeroporto para o qual o bilhete foi comprado.

Em muitas situações, especialmente quando as paradas são feitas nos destinos onde as companhias aéreas tem sua sede, a pausa e embarque em dias posteriores é ofertada sem nenhum tipo de custo adicional. Na prática, trata-se de uma forma de conhecer dois lugares pelo preço de um.

Open Jaw

O termo open jaw, por sua vez, é utilizado quando o passageiro compra uma passagem de ida e volta num mesmo bilhete, no entanto, o retorno acontece para uma cidade diferente daquela que partiu, ou quando se chega a um destino por uma cidade (ou país) e vai embora por outra(o).

A opção costuma gerar economias, especialmente quando se consegue conciliar voos promocionais entre os trechos. Para viabilizar o open jaw, basta que, no ato da compra, o viajante selecione, no site da companhia, a opção múltiplos destinos. Dependendo do tipo de viagem, vale fazer algumas tentativas de composições antes de finalizar a compra.

Gostou das dicas? Aproveite e confira também quais são as principais regras do stopover para algumas das mais importantes empresas aéreas do mundo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão