6 dicas para quem vai alugar um carro no exterior

alugar um carro no exterior

Para os brasileiros que vão viajar para o exterior e pretendem alugar um carro no país de destino, seja para facilitar a locomoção, ou para fazer aquela sonhada road trip com os amigos, o que não faltam são boas opções de locadoras e de veículos. No próprio aeroporto, já é possível observar diversos guichês e máquinas de autoatendimento oferecendo o serviço, de forma segura e conveniente. Contudo, alguns cuidados básicos precisam ser tomados para evitar que a experiência se torne uma dor de cabeça. A seguir, confira algumas dicas importantes para quem pretende alugar um carro no exterior.

Dicas para alugar um carro no exterior

Mantenha a documentação em dia

O primeiro e mais importante passo, é ter a certeza de que a documentação necessária para retirar e conduzir o veículo no país de destino está em dia. Na maioria dos lugares do mundo, basta estar munido de passaporte e a carteira de habilitação válidas e pronto, já é possível retirar o carro da locadora e sair dirigindo por aí.

Consulte o limite do cartão internacional

O cartão de crédito internacional é fundamental, não só para garantir a reserva do veículo e efetuar o pagamento do aluguel, como também, em muitas locadoras, para deixar um lançamento de segurança, que pode variar dependendo da empresa. O valor é estornado no momento da devolução, no entanto, é importante que se tenha limite suficiente para o montante a ser bloqueado, sem prejudicar o uso do cartão no restante da viagem.

Faça o seguro do veículo alugado

Outra dica importante é sobre o seguro do veículo, fundamental para evitar maiores dores de cabeça e prejuízos na viagem. Quando alugar um carro, não deixe de fazer pelo menos o básico, que cobre batidas e roubos. É altamente recomendável também que se faça o seguro com cobertura de terceiros, no caso de acidente com algum outro veículo.

Fique atento aos adicionais

Quando for retirar o carro, preste bastante atenção na fala dos operadores da locadora, que provavelmente, vão tentar oferecer adicionais não contratados. Seja um seguro extra, um GPS, ou algum outro tipo de acessório ou serviço. Só aceite se tiver certeza de que é algo fundamental para a viagem, pois isso implicará em custos maiores do que aqueles que constavam no momento da reserva.

Alugue com antecedência

A lógica é simples. Quanto antes o carro for alugado, mais barato ele vai custar. A medida em que a disponibilidade de veículos se reduz, o preço aumenta significativamente. Para não gastar mais sem necessidade, uma boa pedida são os sites comparadores de preço. Outro aspecto importante é não deixar de pesquisar as avaliações em relação a locadora que escolher. A recomendação é sempre optar pelas empresas mais famosas do ramo, e evitar surpresas negativas com prestadores de serviço pouco conhecidos.

Verifique bem o veículo antes de sair da locadora

Antes de retirar o carro da locadora, verifique detalhadamente em quais condições ele se encontra, e se está tudo de acordo com a documentação assinada, especialmente aspectos como combustível, quilometragem e avarias. Isso é fundamental para que, no momento da devolução, o viajante não se veja forçado a pagar por algo pelo qual não foi responsável.

Não deixe de conferir também o artigo que preparamos com algumas dicas importantes para quem pretende comprar passagens aéreas nas melhores condições possíveis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão