Dicas e curiosidades sobre a Torre Eiffel

torre eiffel
Imagem: IStock

A Torre Eiffel é o monumento mais visitado da Europa, recebendo mais de sete milhões de visitas por ano, e é a marca registrada da cidade luz. Amada e odiada por alguns parisienses, costuma ser unanimidade entre os turistas. Um dos motivos é a vista (incrível!) que pode ser apreciada do seu topo.

A torre, que tem 324 metros de altura, possui três níveis para os visitantes. E desde 2014, a inaugurou um novo piso transparente. O primeiro andar, que agora é de vidro, fica a 57 metros de altura. Segundo o site oficial da atração, a ideia é que o turista tenha a sensação de estar caminhando sobre a estrutura de ferro do monumento. Sem contar que ainda rende algumas fotos divertidas!

Os ingressos podem ser adquiridos no local. Mas uma boa dica é comprá-los antes, no site oficial, para evitar as filas intermináveis.

E atenção: em dias muito nublados ou chuvosos, pode ser que ela esteja interditada. Então sempre confira a previsão do tempo antes de comprar as entradas!

Horário de Funcionamento da Torre Eiffel

O seu horário de funcionamento é de 9h até meia noite do dia 15 de junho até 1º de setembro. No resto do ano, funciona de 9h30 até 23h. O site oficial informa os últimos horários de subida até o topo.

Na verdade, vale mesmo uma visita pela manhã ou tarde e outra à noite, já que ela fica toda iluminada ao escurecer. Um show de luzes acontece de hora em hora, com dez minutos de duração, geralmente a partir das 21 horas.

Torre Eiffel: como chegar

O acesso é bem fácil. A estação mais próxima da atração, que recebe várias linhas, é a Trocadèro que é, também, o local favorito dos turistas para fotos com a “dama de ferro”, pois é onde se tem a melhor visão dela toda.

As outras estações próximas são: “Bir-Hakeim”, “École Militaire” e “Champs de Mars Tour Eiffel”.

Dica para visitar a Torre Eiffel no verão

No verão, a dica é fazer um piquenique no Champs de Mars, um parque público, que fica bem em frente à torre. Esse costuma ser um programa rotineiro dos parisienses que adoram aproveitar cada dia de sol, quando ele resolve aparecer! Durante alguns eventos esportivos, como Roland Garros, por exemplo, a prefeitura costuma colocar telões para que os fãs possam assistir aos jogos tendo a torre como fundo.

Só fique atento pois o verão é também a época com mais turistas. Então vale, mais ainda, a dica de comprar os ingressos com antecedência e não chegar tão tarde, caso deseje estender sua toalha na grama do Champs de Mars!

A construção da Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi construída para comemorar os cem anos da revolução francesa, em 31 de março de 1889. O engenheiro Gustave Eiffel teve o seu trabalho escolhido entre mais de cem projetos, em um concurso de design arquitetônico. Apesar de vários protestos da época, alegando que a estrutura de ferro contrastava com a elegância e beleza refinada da cidade, o monumento escapou de ser demolido e se tornou o símbolo mais famoso de Paris e da França.

Após 128 anos da sua construção, a Torre Eiffel vai passar pela sua primeira grande reforma, durante os próximos 15 anos. O plano de renovação faz parte das revitalizações previstas para os Jogos Olímpicos de 2014, que podem acontecer na capital francesa.

Vai para Paris? Clique aqui para conferir dicas de baladas na cidade luz.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão