Programa Férias-Trabalho: Acordo facilita o intercâmbio entre Brasil e França

Programa Férias-Trabalho

Um dos grandes obstáculos para pessoas que pretendem fazer intercâmbio no exterior é a necessidade de ter que lidar com os altos custos atrelados à experiência, especialmente quando não há a possibilidade de trabalhar no país de destino. Uma novidade divulgada recentemente pelos governos do Brasil e da França, promete ajudar bastante aqueles que têm a intenção de passar uma temporada em terras francesas. Os dois assinaram um acordo bilateral para implementação do programa Férias-Trabalho, que oferece a possibilidade de um intercâmbio cultural atrelado à bolsas de trabalho para jovens com idade entre 18 e 30 anos. O acordo entra em vigor no dia 1º de março de 2018.

Benefícios do programa Férias-Trabalho

Para além da possibilidade de complementar os recursos financeiros durante o período, os responsáveis pelo programa entendem que a experiência profissional é uma excelente oportunidade para que os estudantes conheçam melhor a sociedade do país de destino, bem como o modo de vida de sua população.

Como solicitar o visto para o programa

A solicitação do visto para o programa deve ser feita junto à representação diplomática ou consular do país em questão. A validade da permissão será de um ano e a estadia não poderá ser prorrogada, salvo por meio de um dispositivo específico, sem possibilidade de uma segunda prorrogação.

Condições para preencher as vagas

Além da necessidade de ter entre 18 e 30 anos completados até a data de apresentação da solicitação do visto, a obtenção do mesmo só pode ser feita caso o estudante nunca tenha se beneficiado do programa no país em questão. A aprovação também exige a aquisição de uma passagem aérea de volta, ou a comprovação de recursos suficientes para comprá-la, bem como para se manter no início da estadia. É preciso ainda apresentar uma carta de motivação e um currículo, atestado medico e certificado de nada consta e dispor de um seguro pessoal cobrindo riscos ligados à doenças, maternidade, invalidez, hospitalização e repatriamento durante o período de estadia. Importante ressaltar que a permissão não será concedida para quem pretende viajar com criança sob seus cuidados.

Para obter informações completas sobre o programa Férias-trabalho, basta acessar o site oficial da embaixada francesa no Brasil.

Aproveite e confira também o artigo que preparamos com cinco motivos para fazer intercâmbio em Paris.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão