7 curiosidades sobre a Bélgica

curiosidades sobre a Bélgica
Por causa de uma tradição inaugurada em 1698, a Manneken Pis, um dos símbolos da Bélgica, passa a maior parte do tempo fantasiada.

A Bélgica é uma nação cheia de peculiaridades. Há quem diga que a mistura de charme, loucura e disciplina, tão característicos de sua cultura e de seu povo, são uma influência direta de seus vizinhos França, Holanda e Alemanha, respectivamente. Verdade ou não, fato é que é impossível visitar as suas cidades e não se apaixonar pelas inúmeros atrativos que elas oferecem. Quer conhecer um pouco mais sobre o país? Confira algumas curiosidades sobre a Bélgica!

Curiosidades sobre a Bélgica

Território

Atravessar a Bélgica de ponta a ponta leva apenas três horas de carro, tempo mais curto do que uma viagem entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, por exemplo. São apenas 30.500 quilômetros quadrados de extensão, contra 8.500.000 do território brasileiro. O tamanho e a localização, colocam o país em boa parte dos roteiros de road trips pela Europa.

Manneken Pis

Em Bruxelas, é tradição que diplomatas e responsáveis políticos em visita à cidade, presenteiem com uma roupa o Manneken Pis, famosa estátua de um garotinho fazendo xixi, um dos símbolos da cidade. A tradição se iniciou em 1968, e de lá para cá a estátua passou boa parte do tempo vestida.

Cervejas

Paraíso das cervejas, a Bélgica conta com mais de 1.100 marcas diferentes da bebida. Tem para todos os gostos. Algumas delas, inclusive, são produzidas em mosteiros, conhecidas como Cervejas Trapistas. O curioso é que mesmo diante de tamanha variedade, cada uma delas é servida em um copo apropriado ao seu consumo.

Chocolate

O país também é cheio de tentação para os chocólatras. São mais de 2000 mestres chocolateiros espalhados pelo território belga. O lugar do mundo que mais vende chocolates, inclusive, é o Aeroporto Internacional de Bruxelas. Além dos turistas, a população local também sabe aproveitar bem a qualidade do produto. A média de consumo de chocolate por habitante no país é de seis quilos por ano. Para se ter uma ideia, no Brasil a média é de dois quilos e meio.

Batatas Fritas

Não bastassem as cervejas e os chocolates, um dos itens mais queridos e comuns da culinária mundial foi inventado na Bélgica, as batatas-fritas. Os registros de sua criação remetem a 1681. Aos belgas, fica apenas o nosso muito obrigado!

Diamantes

O país também se destaca no mercado de luxo. A Antuérpia, segunda maior cidade da Bélgica, é conhecida como a capital mundial dos diamantes. A região é responsável pelo comércio de 80% das pedras brutas e 50% das lapidadas no mundo.

Quadrinhos

A comunidade francesa da Bélgica é a maior produtora de quadrinhos por habitante do planeta. Histórias com As Aventuras de Timtim, Os Smurfs e Asterix e Obelix, por exemplo, são originais do país.

Pensa em fazer intercâmbio na Bélgica? Então confira quatro motivos que vão reforçar ainda mais a sua ideia.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão