Bruna Franco conta a sua experiência de intercâmbio em Bournemouth

Intercâmbio em Bournemouth

A maquiadora e publicitária Bruna Franco Wilke, 25 anos, fez um mês de intercâmbio em Bournemouth, na Inglaterra, no ano de 2013. A profissional estava em busca de novas experiências, e decidiu estudar um tempo fora do Brasil como forma de desenvolver sua independência.

A escolha do país veio do apresso da publicitária, tanto pelo sotaque, quanto pela cultura britânica. Durante o período, ela teve a oportunidade de fazer três cursos, inglês, na British Study Centres, Fashion Photography e Advertising Photography na AUB (Arts University of Bournemouth).

Intercâmbio em Bournemouth

Para garantir que o objetivo principal fosse cumprido, Bruna optou por se hospedar em uma residência estudantil. “Já era maior de idade e, como queria desenvolver independência, achei que era a melhor forma de atingir meu objetivo”.

Em relação à cidade, a publicitária não poupou elogios. “O lugar é super seguro, andava a pé e de ônibus para todo lado, inclusive à noite e de madrugada! Senti uma liberdade que não temos aqui no Brasil. Eu acordava, ia para aula, almoçava com os amigos no gramado do parque Upper Gardens e voltava para escola. No fim do dia ia à praia com meus colegas, jantava e voltava para casa”.

Durante o intercâmbio, Bruna teve a oportunidade de viajar para Londres, Bath e Stonehenge. Ela, no entanto, faz um pequeno alerta. “Pesquisem as datas antes de viajar! Acabei indo à Londres num feriado por acaso e muitos lugares não abriam”. Mesmo com as viagens, os passeios favoritos aconteceram na própria cidade de Bournemouth. “Apesar de ser uma cidade universitária, tem muitos atrativos e lugares para se conhecer. Sem contar os vários eventos, toda semana. Toda sexta, por exemplo, tinha queima de fogos na praia, seguido de um show”.

Sobre fazer intercâmbio

Bruna conta que a oportunidade de conhecer mais profundamente a cultura britânica, da qual já era uma admiradora, e fazer amizades com pessoas do mundo inteiro, foram os pontos mais altos da experiência.

Alguns desafios também fizeram parte do processo. “Fui sozinha e não conhecia ninguém lá”. Uma das inseguranças da publicitária era a de não conseguir aproveitar tudo que queria. A identificação com a realidade de outros intercambistas, no entanto, fez com que o medo fosse deixado de lado. “Conheci muitas pessoas na mesma situação, todas muito receptivas. É bem mais simples que eu pensava”.

Um outro obstáculo enfrentado por ela pode até parecer um pouco estranho nos dias de hoje. “Na época não existia Waze e tive um pouco de dificuldade de me situar na cidade no comecinho da viagem, mas nada que uma boa caminhada não ajudasse”.

Entre inseguranças e realização, Bruna conta que o período de estudos fora do Brasil foi a melhor experiência de sua vida. “Ter de me virar em toda e qualquer situação, em um lugar estranho, é um super aprendizado. Trás muitos benefícios e experiências pessoais que carrego pra toda minha vida. Cresci mais em um mês que em anos anteriores”.

E para aqueles que sonham em fazer intercâmbio na Inglaterra, o recado é simples e direto. “Façam! É uma experiência maravilhosa, com muito aprendizado, perrengues (necessários), mas muita história para contar”.

Se você também é apaixonado pela cultura britânica, confira quarto motivos para fazer intercâmbio na Inglaterra.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão