Daniela Honorio conta a sua experiência de intercâmbio na Irlanda

irlanda

A Analista de Recursos Humanos, Daniela Honorio, 24 anos, está atualmente fazendo intercâmbio na Irlanda, em um programa de dois meses, para aprender inglês e adquirir experiência internacional.

Além do curso, a profissional também está trabalhando como babysitter. A Irlanda é um dos três países que permite que estudantes estrangeiros trabalhem enquanto fazem um curso de idioma, ao lado de Austrália e Nova Zelândia. No caso específico de Daniela, o visto não foi necessário, uma vez que ela possui o passaporte europeu. O documento, inclusive, foi decisivo na escolha do destino. “Por ter o passaporte, fica tudo mais fácil”, afirma.

Intercâmbio na Irlanda

Daniela conta que, no começo, os desafios foram grandes, especialmente por não dominar bem o idioma. “Você não entende nada, é difícil comunicar. Mas depois tudo fica melhor. É só questão de esperar um pouquinho”, conta. Nos primeiros dias de intercâmbio, alguns pontos chamaram sua atenção. “O sotaque, as pessoas, e por aí vai. A cidade é ótima, apesar do frio. O custo de vida é um pouco alto, mas é uma experiência única. Também chove bastante, mas tem muitos dias bonitos por aqui”.

A estudante fez questão de tecer elogios a cultura e diversidade do país. “A cultura irlandesa é super legal, aqui tem pessoas de todo lugar do mundo. É ótimo para fazer amizade e conhecer coisas diferentes”, destaca.

O tipo de hospedagem escolhido foi casa de família, segundo ela, pela possibilidade de viver uma imersão cultural.

Passeios

Daniela fez alguns passeios pela ilha esmeralda, com destaque para o Clifs Of Moher. “Paisagem linda, vale muito à pena”. Ela também teve a oportunidade de conhecer Londres, e agora está na expectativa do ano novo em Amsterdam. “creio que também será lindo”, ressalta, com empolgação.

Sobre fazer intercâmbio

A estudante destaca que a melhor parte do intercâmbio é a experiência de convivência com outras pessoas. “Você cresce interiormente, aprende a fazer tudo sozinho, além do inglês dar um up muito grande”, conta.

Apesar de não ter outro programa de estudos nos planos, ela reforça que pretende viajar bastante por outros países do mundo.

Perguntada sobre o quão significativa é a experiência, Daniela afirma que fazer intercâmbio tem sido a melhor coisa de sua vida. “É algo único, indico a todos para crescimento pessoal, profissional e aperfeiçoamento do inglês. Fora que você conhece muita gente, mas muita gente mesmo”.

E para aquelas pessoas que sonham em fazer intercâmbio na Irlanda, o recado é direto e objetivo. “Só vai! Você não vai se arrepender”, finaliza.

Gostou da ideia de um intercâmbio na Irlanda? Então confira cinco motivos pelos quais o período de estudos no país pode ser uma experiência incrível. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão