Gabriela Lacerda conta sua experiência de intercâmbio em Toronto

intercâmbio em Toronto

A estudante Gabriela Lacerda, 21 anos, está fazendo intercâmbio em Toronto, no Canadá. Desde agosto, ela participa de um programa de 12 semanas na escola SEC – Study English in Canada. A decisão de estudar fora do país veio da percepção de Gabriela para a importância de dominar um segundo idioma, “tanto para a vida profissional como pessoal”, conta ela.

A estudante vai passar um semestre no Canadá. A escolha pela cidade é a realização de um sonho antigo. “Eu sempre sonhei em conhecer Toronto. Talvez por ser uma grande cidade, mas complemente diferente das grandes capitais no Brasil. O clima daqui também influenciou na minha escolha. Eu queria conhecer o verdadeiro inverno”, diz.

Vida em Toronto

Gabriela está experimentando, diariamente, a pluralidade cultural de Toronto. “Todo dia eu conheço alguém de uma cultura complemente diferente da minha. A cidade é multicultural, então conviver com a diversidade passou a fazer parte do meu dia a dia”, ressalta a estudante.

Sobre sua rotina, ela relata que as aulas acontecem das 09:00 às 14:00, e que, no restante do dia, o tempo é dedicado a conhecer mais sobre a capital de Ontário. Curtir a noite também faz parte da agenda da intercambista. “Às 19:30 eu volto para jantar na minha casa e as vezes eu saio depois. Gosto de ir para bares e boates aqui”, relata Gabriela.

Hospedagem e visto

Para a sua estadia no Canadá, a opção foi por casa de família. “Eu quis ficar em homestay, pois tinha a intenção de ter mais contato com a cultura e praticar o inglês o tempo todo”. A escolha, inclusive, vem gerando novos laços na vida da estudante. “Aqui, nós somos praticamente uma família”, ressalta.

O processo para obtenção de visto foi bastante simples. Segundo a intercambista, após o envio da documentação, a aprovação aconteceu em exatos 20 dias.

Viagens

A estudante também tem aproveitado seu intercâmbio para viajar. “Fui para New York com alguns amigos da escola e foi incrível. Fiz novas amizades durante a viagem e aproveitei para fazer algumas compras também”. Os passeios com a SEC também são parte do roteiro. “Eu fui de excursão com a escola para Niagara Falls e foi fantástico. O lugar é lindo! Pretendo voltar lá em dezembro com a minha irmã. Foi o meu favorito até agora”, conta ela.

Sobre fazer intercâmbio

Em relação ao tempo fora do Brasil, Gabriela destaca que a melhor parte tem sido fazer novos amigos de países diferentes. A alimentação, no entanto, ainda é um problema. “A parte mais difícil é a comida. Eu estou aqui há quase dois meses e ainda não consegui acostumar” diz. Mesmo assim, o panorama geral tem sido bastante positivo. “Fazer intercâmbio é uma experiência incrível. Você faz novos amigos, aprende sobre outras culturas e, principalmente, começa a dar valor às pequenas coisas”, destaca a estudante.

Para quem pretende estudar no exterior, Gabriela deixa um recado. “Se você tiver a oportunidade de fazer um intercâmbio, faça. É uma experiência incrível. Todo dia você aprende novas lições e se torna uma pessoa diferente. É um grande investimento que te traz as melhores recompensas possíveis”.

Gostou da experiência de Gabriela na cidade? Confira também a história da psicóloga Deidre Senra Smyth, que aos 47 anos está em seu segundo intercâmbio no Canadá.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão