6 dicas para evitar o extravio de bagagem

evitar o extravio de bagagem

Poucos inconvenientes são tão chatos para um viajante quanto o extravio de bagagem. Você organiza tudo certinho antes de sair de casa, separa exatamente aquilo que quer levar, e quando chega no destino, sua mala simplesmente não aparece.

São vários os motivos que podem fazer com que isso aconteça. O mais frequente de todos são os erros em voos de conexão. No momento da troca, a companhia aérea acaba enviando a mala para outra aeronave ou, simplesmente, deixando-a para trás. Podem também acontecer falhas no momento do check-in ou até a perda da etiqueta ao longo do trajeto. Outro cenário comum, é alguém pegar por engano sua bagagem na esteira ou, infelizmente, furta-la sem que ninguém perceba.

Confira a seguir, algumas dicas para tentar minimizar as chances do extravio, para você viajar um pouco mais tranquilo.

Dicas para evitar o extravio de bagagem

Identifique bem a sua mala

Certifique-se de colocar, em mais de um lugar da bagagem, suas informações pessoais. Nome, telefone, e-mail, endereço e tudo aquilo que você considerar útil no caso dela se perder e precisar ser identificada. Uma dica válida é colocar as informações também na parte de dentro da mala, para que a companhia aérea seja capaz de identificá-la mesmo se a tag externa for arrancada.

Diferencie a sua bagagem

Quantas vezes você já viu alguém confundindo, sem querer, aquela bagagem bem convencional durante o período de espera na esteira? E uma super colorida, ou cheia de elementos de identificação? Com certeza, a segunda situação é bem mais difícil de ocorrer. Uma mala pouco personalizada tende a ser trocada com mais facilidade e, além disso, é um prato cheio para ladrões, que sabem que a chance dela passar desapercebida no meio da multidão é enorme. Elementos marcantes de identificação, certamente vão desencorajar quem quer que seja a sair por aí com os seus pertences.

Evite fazer o check-in muito em cima da hora

Quanto mais próximo do embarque, menos tempo os funcionários da companhia aérea terão para levar sua bagagem até a aeronave, o que aumenta significativamente a margem de erro. Seguindo essa lógica, voos com conexão muito curta, tendem ao mesmo tipo de problema, já que as trocas precisam ser feitas muito às pressas. Despachar a mala cedo, é a melhor forma de evitar que ela seja perdida pela empresa responsável pela viagem.

Verifique a etiqueta durante o check-in

Quando a mala for despachada, não deixe de conferir a etiqueta colocada pelo funcionário da companhia aérea que contem seu nome, o destino e o número do voo. Observe se todas essas informações estão corretas, para minimizar as chances dela ser enviada para um outro lugar. E não deixe de guardar com você, o número de identificação associado à bagagem, pois em caso de extravio, ele será exigido pela companhia aérea.

Invista em segurança

A dica parece óbvia, mas nem todo mundo segue. Ao viajar, é fundamental lacrar a sua bagagem com um cadeado, um lacre de identificação com número ou até mesmo envolve-la com um plástico. Muitas vezes, mesmo a mala não sendo extraviada, ela pode ser aberta e alguns itens retirados enquanto ela não está com você.

Evite demorar para chegar na esteira

Quando desembarcar do avião, tente chegar na esteira o mais rápido possível. Espertinhos de plantão podem aproveitar que, praticamente, nenhum aeroporto confere as etiquetas no momento do desembarque, para levar a sua mala embora.

Ainda que você siga todas as dicas acima, existe a chance de sua bagagem acabar sendo extraviada. Por isso evite, em qualquer circustância, despachar itens de grande valor como dinheiro, jóias, documentos e até mesmo, medicamentos de uso essencial.

Caso isso aconteça, confira exatamente o que fazer quando perceber que suas malas não chegaram.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão