Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro

Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro

Pergunte a qualquer pessoa onde ela estava no dia 11 de setembro de 2001 e, certamente, ela saberá te responder. Afinal, é impossível para alguém esquecer o momento em que ficou sabendo sobre o terrível ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center. E por ser uma memória tão forte e presente até hoje, a visita ao Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro, é uma das experiências mais emocionantes que você pode vivenciar em Nova York.

Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro

O museu é um tributo às quase três mil vítimas do maior ataque terrorista da história. E em cada detalhe, é possível identificar – e se emocionar com – essa homenagem. Ao descer para o subsolo onde fica o museu, o visitante tem como primeira visão duas grandes vigas de aço de 24 metros, conhecidos como “tridentes”, que formavam o World Trade Center original. Por esse primeiro impacto, já dá para saber a onda de emoções que se seguirá.

A partir do “Memorial Hall”, o visitante passa pelo “Survivors’ Stairs” (Escada dos Sobreviventes), a mesma escada que foi usada por centenas de pessoas que tentavam escapar das torres em chamas. É impossível não vir à mente todo o sofrimento e desespero que percorreram cada um daqueles degraus.

Alguns objetivos também ajudam a recriar aquele dia, como um pedaço da antena de TV que ficava na torre norte; um motor de elevador incinerado, além de bicicletas e carrinhos de bebê, que estavam diante do World Trade Center. O carro de bombeiros destruídos é um dos mais impactantes e nos leva, imediatamente, a pensar em cada um dos heróis que fizeram parte dos resgates.

Homenagem às vítimas

Uma sala em especial não pode ser fotografada no museu. A “Exposição Memorial” conta com um “Wall of Faces” (Mural dos Rostos), onde as fotos de todas as vítimas do atentado são mostradas, com informações sobre elas preenchidas por seus parentes. É um momento especialmente intenso se deparar com os rostos dessas pessoas e imaginar a história de cada um e suas famílias.

Documentários

O museu exibe também dois documentários (de 15 e 10 minutos) que não podem deixar de serem assistidos: Em um, há uma reconstituição daquele dia, com uma linha cronológica marcada pela riqueza de detalhes. A sucessão de eventos mostra notícias da trajetória das quatro aeronaves sequestradas, telefonemas de pessoas que estavam dentro das torres durante os ataques, partes das transmissões da polícia por rádio e depoimentos de sobreviventes. São exibidas entrevistas inéditas com pessoas envolvidas na tomada de decisões após os ataques, como o então presidente George Bush e o prefeito de Nova York da época.

Há ainda o documentário “Rebirth at Gorund Zero”, que mostra como foi o processo de reconstrução da área, desde a decisão do que seria feito no local, como seria o memorial, as obras, até estar finalmente pronto.

O Museu do 11 de Setembro é mais do que uma forma de relembrar aquele terrível dia e sentir o impacto dos ataques em cada um de nós, de alguma maneira. É especialmente uma homenagem às vítimas, sobreviventes e heróis que fizeram parte dessa história. Impossível não se emocionar!

Como visitar

Endereço: O museu fica ao lado do Memorial 11 de Setembro. As linhas de metrô mais próximas são E (World Trade Center), R (Cortland Street) e J/A/C/2/3/4/5 (Fulton Street).

Ingressos: Os ingressos para o museu custam $26. Crianças menores de 7 anos entram de graça.

Informação extra: Você pode visitar o Memorial 11 de Setembro sem visitar o museu e a entrada para o memorial é gratuita.

Leia também: Por que vale a pena fazer intercâmbio em Nova York

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão