Intercâmbio no Canadá: psicóloga foi estudar inglês em Toronto

estudar inglês em toronto
A intercambista Deidre Senra. Foto: arquivo pessoal.

A psicóloga Deidre Senra Smyth, 47 anos, está fazendo o seu segundo intercâmbio no Canadá. O primeiro foi em 2007, quando foi estudar inglês em Toronto, durante quatro meses. Na época, o seu objetivo era melhorar o vocabulário na língua para facilitar a leitura dos livros da sua área profissional. No ano passado, ela decidiu voltar para a cidade para continuar investindo no idioma e futuramente conseguir fazer um mestrado por lá. O curso tem a duração de dois anos. Ela realizou as duas viagens via a agência Intervip.

Estudar inglês em Toronto

A psicóloga conta que escolheu Toronto para o primeiro intercâmbio, devido à proximidade com Nova York. E Deidre gostou tanto que resolveu voltar e recomenda o Canadá para aqueles que sonham em estudar um tempo no exterior: “O Canadá é um país lindo e multicultural, onde encontramos pessoas do mundo inteiro. Apesar do frio e da saudade que sentimos da família e dos amigos, vale muito a pena estar aqui, seja por um período curto ou mais longo”.

Por ser muito apegada à família (ela tem um filho de 30 anos que ficou no Brasil), a saudade foi um dos únicos desafios enfrentados pela psicóloga. “O que foi mais difícil no momento de decidir pelo intercâmbio foi a família por sermos bem apegados uns aos outros. Entretanto, com a internet e WhatsApp fica bem mais fácil matar a saudade”.

Já o frio, que é um dos principais receios dos brasileiros que pensam em ir para o Canadá, ela “tira de letra”. “A gente acaba acostumando com o frio. Com um bom casaco dá para lidar bem ele. Além disso, Toronto possui vários PATH (partes subterrâneas), que ajudam bastante no inverno”, conta.

Hospedagem durante o intercâmbio

Na sua primeira experiência, a psicóloga morou na casa de uma família canadense e gostou bastante. Porém, para essa segunda vez, preferiu alugar e dividir um apartamento. “A escolha por alugar um apartamento foi para que eu tivesse mais liberdade e privacidade, além de poder escolher um local que fosse mais adequado para as minhas necessidades”, explica.

Deidre enumera as vantagens de investir em um programa de intercâmbio:  “O melhor no intercâmbio é a possibilidade de conhecer pessoas do mundo inteiro, aprender coisas e culturas diferentes. Acredito que para pessoas mais jovens, é uma ótima oportunidade para aprender a ‘se virar sozinho’, lidar com as dificuldades e amadurecer. Para mim, atualmente é essencial poder morar em um país de primeiro mundo, seguro e onde as pessoas respeitam as diversidades”. 

Que tal fazer como a Deidre e ir estudar no Canadá? Confira como tirar o visto para o país.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão