7 dicas sobre intercâmbio e trabalho no exterior

intercâmbio e trabalho no exterior

Se você é (ou pretende ser) intercambista e gostaria de se informar mais sobre como trabalhar fora do país, confira as nossas dicas de tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio e trabalho no exterior.

Dicas sobre intercâmbio e trabalho no exterior

Cheque o seu Visto

A primeira coisa sobre a qual você deve se informar é se o seu visto permite que você trabalhe. No Canadá, por exemplo, o visto de turismo te permite fazer um curso de idiomas durante os seis meses de permanência que tem direito, mas não te dá direito ao trabalho. Nos países da Europa, como turista, você também não pode trabalhar.

O visto de estudante dos Estados Unidos geralmente não dá permissão de trabalho. Já no Canadá, caso esteja matriculado em um college ou em um curso superior, você terá direito de trabalhar por 20 horas semanais.

Procure se informar direitinho sobre o que o seu tipo de visto permite.

Informe-se sobre qual nível de proficiência no idioma é solicitado

Procure saber qual nível de conhecimento do idioma você precisa ter para a vaga. Algumas exigem um nível mais básico, outras já vão demandar que você estude um pouco mais antes.

De qualquer forma, não tem nada melhor do que trabalhar em uma língua estrangeira para te ajudar a consolidar o conhecimento nela. Caso você ainda não tenha um domínio grande do idioma, mas te derem uma oportunidade de trabalho, não tenha medo de falar, usando o conhecimento que já tem, e claro, continue estudando.

Esteja aberto

Na maioria dos países, não existe o conceito de “subemprego” que é tão falado aqui no Brasil. Qualquer trabalho é válido. Esteja aberto e não tenha preconceitos. Aproveite para aprender novas coisas e, ainda, consolidar o  seu domínio no idioma.

Faça networking

Em qualquer lugar do mundo, o networking é fundamental. Converse com as pessoas, procure se informar sobre o mercado de trabalho e possíveis oportunidades, e fale sobre as suas experiências.

Procure conhecer pessoas que estão trabalhando na área em que pretende atuar. Existem alguns grupos, como o Meetup, onde as pessoas se reúnem para conversar sobre algum assunto do seu interesse e um dos principais objetivos é o networking. Além disso, pode ser uma excelente oportunidade para fazer novos amigos.

Adeque o seu currículo

Cada país costuma ter o seu formato de currículo. Por exemplo, na França, é de praxe que o currículo tenha apenas uma página, uma foto, e, na Europa em geral, as pessoas costumam inserir algumas informações pessoais, como hobbies e interesses. Procure se informar e busque modelos de currículo de pessoas locais para adequar o seu.

Busque os sites de emprego locais

Além do LinkedIn, existem vários outros sites de divulgação de vagas de trabalho– alguns específicos de cada país ou cidade. Pergunte para as pessoas locais quais sites costumam usar e procure saber se tem algum focado na sua área.

Cuidado para o trabalho não prejudicar os estudos

Muito importante: tome cuidado para que o trabalho não atrapalhe o seu intercâmbio. Afinal, o seu objetivo principal é estudar, certo? Assegure que você está trabalhando durante a quantidade de horas que tem direito e garanta um tempo para os seus estudos também.

E para te inspirar ainda mais, confira a história da gerente de projetos, Vanessa Ruas, que está indo trabalhar em Paris.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão