Confira quais países exigem visto de turismo para brasileiros

visto de turismo para brasileiros
Antes de viajar, confira se o seu país de destino exige visto.

Ao planejar uma viagem internacional, a primeira preocupação é sempre a mesma: precisa de visto? Realmente é preciso se informar muito bem antes sobre todas as exigências do seu país de destino, para evitar qualquer problema no momento da entrada nele. Cada local tem a sua regra e é preciso ficar sempre de olho porque essas informações podem ser alteradas sem aviso prévio. Você sabe quais países exigem visto de turismo para brasileiros?

Países que exigem visto de turismo para brasileiros

Uma curiosidade que muitos não sabem é que existe a lei da reciprocidade entre os países. Ou seja, aqueles que exigem visto do Brasil, também precisarão de visto para entrar no nosso país.

Segundo a sócia da UP Vistos, Christiane Oliveira, os países que exigem visto de turismo dos brasileiros e para os quais ela tem maior demanda são: Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Taiwan, Japão, Vietnã, Emirados Árabes, Cuba, Egito e Índia; sendo que os três primeiros são os mais procurados para os vistos de estudante, junto com a Nova Zelândia (que não exige visto para aqueles que forem permanecer até 3 meses).

Países da Europa como Itália, França, Alemanha, Espanha, não exigem visto para permanência de até 90 dias.

O processo de solicitação de visto varia muito e cada país pode ter a sua especificidade. Em alguns casos, ele pode ser feito inteiramente online, como o da Austrália, por exemplo. Mas, para outros, é necessário ir até o consulado, como no caso dos Estados Unidos. O processo de solicitação de visto de turismo para o Canadá mudou recentemente e agora aqueles que possuem visto americano válido ou entrada no Canadá nos últimos dez anos, podem preencher um formulário eletrônico (eTA) e já receber a autorização de entrada no país, por via aérea. Caso vá entrar por terra ou mar, é necessário tirar o visto.

A validade do visto canadense (residente temporário: turismo, negócios e estudos de idiomas de até 6 meses) geralmente será cedida até o vencimento do passaporte. E o tempo de permanência será determinado na imigração canadense. Já o da Austrália, de turismo, é válido por um ano, com múltiplas entradas de três meses de duração cada. Mas, caso haja uma situação particular, o oficial consular pode rever esse tempo. “Esse prazo pode ser maior quando o passageiro justifica alguma situação peculiar como, por exemplo: eu quero visitar a Austrália porque a minha filha tem uma gravidez de risco e quero acompanhá-la até o momento do parto. Ai pode ser que a pessoa consiga seis meses ou até um ano de permanência, dependendo da sua necessidade e da análise do oficial”, explica Christiane.

Os oficiais consulares têm total autonomia para ceder ou negar um visto. Quando negado, não é possível recorrer; é necessário fazer uma nova solicitação. Por isso, independente do país, o mais importante é ficar bem atento às exigências de cada local e providenciar toda a documentação solicitada: “É sempre melhor pecar pelo excesso. Reúna todos os documentos que tiver para enviar. Cada oficial tem a sua visão, é algo muito subjetivo. Já tivemos um caso de enviar exatamente a mesma documentação de dois irmãos e um ter tido o visto negado e o outro não”, alerta.

Christiane ressalta que entre os principais motivos de visto negado, estão: “documentos falsificados, renda muito baixa ou histórico de imigração ilegal do requerente ou de parentes próximos”.

Clique nos links abaixo e confira as exigências dos destinos preferidos dos brasileiros:

Vistos para o Canadá 
Vistos para a Nova Zelândia
Vistos para a Austrália
Vistos para os Estados Unidos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão