7 curiosidades sobre Malta

curiosidades sobre Malta

Em uma pesquisa realizada em 2016 pela Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association, Malta apareceu pela primeira vez entre os dez países mais procurados por brasileiros para intercâmbio. O pequeno arquipélago surgiu em sétimo lugar, em grande parte, graças a suas belas praias, clima privilegiado e ampla oferta de atividades culturais. Por isso, preparamos uma lista com algumas curiosidades sobre Malta, para você conhecer um pouco mais sobre o país e, quem sabe, escolher como destino de seu intercâmbio.

Curiosidades sobre Malta

Cenário perfeito para filmes e séries

A beleza de sua natureza e tranquilidade de seu litoral, fazem de Malta um dos cenários favoritos para gravações de grandes produções do cinema e da TV. Por lá foram filmados alguns blockbusters como Gladiador, Tróia, Capitão Phillips, além de Game of Thrones.

Ruínas cheias de história

Malta abriga nada menos que três patrimônios mundiais da Unesco, dentre eles a sua capital, Valleta. Completam a lista os templos mesolíticos, datados de aproximadamente de 5.000 AC, além do templo subterrâneo Hipogeu de Hal Saflieni.

Influências inglesas

Durante 150 anos, o arquipélago foi colônia britânica. A independência veio apenas em 1964. No entanto, alguns hábitos da terra da rainha se mantiveram presentes, dentre eles, o de dirigir do lado esquerdo da rua. Além da tradicional mão inglesa, na ilha, o idioma britânico é falado por todo mundo, apesar do maltês ser considerado a língua oficial.

Muita cultura

Em reconhecimento ao rico cenário cultural de Malta, Valleta, sua principal cidade, foi nomeada Capital Cultural Europeia em 2018. A iniciativa, idealizada pela União Europeia, visa atrair, durante todo o ano, os holofotes para a vida e desenvolvimento cultural de alguma cidade do velho continente. Ao longo do ano, Valleta deve promover várias ações ligadas à arte, tornando-a um ambiente ainda mais rico e atrativo para quem quer fazer intercâmbio.

Dias longos

O sol em Malta nasce cedo, às cinco da manhã, e só se põe às nove horas da noite. Apesar dos dias longos, o comércio no país, que começa a operar em torno das seis horas da manhã, fecha as portas antes das 16h, graças as fortes ondas de calor características das tardes maltesas.

Religiosidade e superstições

No país, o catolicismo é uma religião muito presente. Mais de 90% da população de Malta se considera católica. E a fé do povo maltês vem acompanhada de algumas superstições. As igrejas do arquipélago, por exemplo, têm sempre dois relógios acima da entrada principal, um marcando a hora correta, o outro a hora errada. O propósito, segundo consta, é confundir o demônio. Além disso, os barcos de pesca da ilha têm, em sua frente, pinturas de olhos, cujo objetivo também é manter a figura non grata distante.

Menor país da União Européia

Malta é um país pequeno, considerado o menor da União Européia. Seu território tem apenas 316 quilômetros quadrados. Londres, a antiga metrópole, por exemplo, tem aproximadamente cinco vezes esse tamanho.

Confira também algumas das principais vantagens de se fazer intercâmbio em Malta.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão