5 motivos para fazer intercâmbio nos países nórdicos

intercâmbio nos países nórdicos
Estocolmo. capital da Suécia, é uma das principais eco friendly do mundo. Foto: Istock

Para quem está acostumado com o nosso clima tropical, trocar o país por um lugar que recebe poucas horas diárias de luz solar no inverno pode passar longe de ser uma opção. Quantas pessoas você conhece que resolveram fazer um intercâmbio na Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia ou Islândia?

Essas podem parecer uma escolha exótica, mas a verdade é que são diversos os motivos que fazem dos países nórdicos destinos repletos de vantagem para quem deseja enriquecer o currículo e viver uma experiência de vida transformadora.

Motivos para fazer intercâmbio nos países nórdicos

É claro que o elevado custo de vida é um ponto negativo, mas antes de riscar esses países das suas possibilidades, confira quais são as suas grandes vantagens:

Qualidade de vida

Quando se fala em qualidade de vida, não tem como ignorar esses cinco países. Todos eles estão nas dez primeiras posições dos lugares mais felizes do mundo, segundo a ONU. Isso quer dizer que eles se destacam pela expectativa de vida, liberdade, generosidade, honestidade e segurança.

Ensino de excelência

O países nórdicos concentram dez universidades que estão listadas entre as 200 melhores do mundo, segundo a publicação britânica Times Higher Education (THE). E se você não domina os idiomas locais, não tem problema: grande parte dos mestrados e doutorados possuem cursos em inglês. Na Dinamarca, por exemplo, existem mais de mil cursos de inglês disponíveis.

Economia com estudo

Se o alto custo de vida te assusta, uma boa notícia é que você pode fazer uma grande economia com os seus estudos. Isso porque há diversas opções de cursos na Finlândia e na Noruega de graça para estrangeiros. Vale a pena fazer uma pesquisa ampla para encontrar alguma opção que te interessa.

Permissão para trabalhar

Outra vantagem para quem está com o orçamento mais apertado é que os estudantes estrangeiros têm permissão para trabalhar nos países nórdicos, desde que a carga de horário seja de até 20 horas semanais, para não atrapalhar os estudos.

Sustentabilidade

Cada vez mais, é essencial preocupar-se com o planeta e nisso, esses países estão muito à frente de grande parte do mundo. Para se ter uma noção, a Noruega possui a maior taxa de uso de energia renovável do mundo (65%). Já Estocolmo, capital da Suécia, tem a maior média de população que vai a pé ou de bicicleta para o trabalho: quase 70%. Já viu que gasto com transporte público não será um problema, né?

 

Já pensou em fazer um intercâmbio nesses países? Se você ficou com vontade de saber mais sobre esses lugares, confira 7 curiosidades sobre a Finlândia.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão