Confira os tipos de acomodações em Londres para intercambistas

acomodações em Londres
As zonas 1 e 2 são as mais bem localizadas da cidade.

Está indo fazer intercâmbio na capital do Reino Unido e está na dúvida de onde se hospedar ? Existem três tipos principais de acomodações em Londres: casa de família (home stay), residência estudantil ou casa compartilhada (home share). Conheça mais sobre cada uma delas.

Três tipos principais de acomodações em Londres

Casa de Família (Home Stay)

No home stay o estudante vai alugar um quarto em uma casa de família. O banheiro pode ser privativo ou não e a cozinha é compartilhada. Existem três tipos:

  • Full board – que tem café da manhã, almoço e jantar incluídos,
  • Half board– que tem só café da manhã e jantar,
  • Self catering – opção na qual o próprio intercambista providencia as suas refeições. Ele pode ir comer na rua ou comprar as coisas dele e deixar na geladeira.

Marcio Cagnato de Moura, diretor comercial da GPS UK Accommodations, alerta que muitos brasileiros que escolhem esse tipo de acomodação acabam se decepcionando porque têm o conceito da casa de família que é oferecida para alunos de high school em mente. Mas é bem diferente: “Os adolescentes vão para casas credenciadas pelo governo, que têm a obrigação de ter a estrutura necessária para recebê-los. Já no caso dos demais intercambistas, o home stay é apenas um aluguel de um quarto na casa”.

Marcio não aconselha o home stay para brasileiros, principalmente em função das diferenças culturais, como estilo de vida, alimentação e hábitos de higiene. 

Mas alguns estudantes acabam optando por essa opção em função do valor. Casa de família é a opção mais barata dos três tipos de acomodações, com um valor médio estimado de 50 a 70 dólares por semana (com alimentação inclusa). Caso a sua escolha seja esta, Marcio recomenda: “É sempre melhor que o aluno contrate a home stay via empresas especializadas, que a agência de intercâmbio pode indicar, ou através da própria instituição onde ele vai estudar”.

Residências Estudantis

Existem dois tipos de residências estudantis:

  • Apartamento compartilhado: geralmente possuem cinco suítes individuais e uma cozinha compartilhada.
  • Studios: possuem um quarto, uma mini cozinha e banheiro privativo.

Marcio conta que ele costuma receber muitas solicitações de brasileiros buscando opções para casais mas é muito raro encontrar quarto duplo: “As residências estudantis são para estudantes universitários, então geralmente são apartamentos individuais. Abriu-se exceção para os brasileiros que vêm estudar inglês por um curto período, mas não existe apartamento para casal”.

Segundo Marcio, o valor é muito relativo e vai depender da época do ano e da disponibilidade. Mas a sua empresa oferece residências estudantis de 200 a 390 libras por semana, dependendo do tipo escolhido: “Existe acomodação toda digitalizada, com sala de ginástica, mini mercado, lanchonete, restaurante. A zona 1 tem algumas fenomenais. Outras não têm tanto luxo mas também são ótimas e custam entre 200, 250, 280 semanais”.

Casa Compartilhada (House Share)

As opções de House Share geralmente ficam mais distantes do centro. Elas costumam ter quartos triplos, duplos ou individuais, com banheiro e cozinha compartilhados. Os valores giram em torno de 150 a 200 libras semanais.

Mas Marcio não recomenda essa opção: “Para o típico brasileiro não é o ideal. Não existe limpeza semanal, só das áreas comuns. E as reclamações costumam ser sempre as mesmas: dividir banheiro é muito complicado, a cozinha está sempre suja, as pessoas não respeitam o que está na geladeira, entre outras desse tipo”.

O que considerar para escolher o seu tipo de acomodação em Londres

Os três itens principais que você deve considerar para escolher o seu tipo de acomodação são: a localização (o ideal é que seja próximo à estação de metrô), o quanto pode investir e o quanto você está disposto a mudar o seu estilo de vida (dividir o banheiro, se adaptar às regras da família, entre outros).

E importante: não deixe para em cima da hora! Marcio aconselha que você faça a sua reserva com pelo menos três ou, se possível, seis meses de antecedência, principalmente no verão, que é a época mais disputada. “E é importante pagar na mesma hora. A gente só consegue segurar o local por 24 horas. Depois disso a reserva cai e não tem como garantir mais o lugar”, alerta.

Vai para Londres? Veja dois parques que você não pode deixar de conhecer na cidade.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão