Intercâmbio: como lidar com colegas de quarto (roommates)

como lidar com colegas de quarto
Seu colega de quarto pode ser uma ótima companhia para fazer coisas juntos.

Dividir uma casa já é complicado. Imagina dividir o mesmo quarto? Esse é um desafio enfrentado por muitos intercambistas. Com a ajuda da psicóloga intercultural Andrea Sebben, vamos te dar algumas dicas de como lidar com colegas de quarto e fazer com que a convivência fique muito mais tranquila.

4 dicas de como lidar com colegas de quarto

Procure conhecê-lo e respeitá-lo

Cada pessoa é de um jeito e tem a sua personalidade. A primeira coisa é procurar conhecer o seu colega de quarto. “Se a pessoa gostar de falar muito, vai adorar conversar com você o tempo todo. Mas, se for um filipino ou um japonês, por exemplo, será mais discreto e introspectivo e vai adorar ficar em silêncio com você”, ressalta Andrea Sebben.

Procure conhecer o seu colega e respeitá-lo sempre. “Para se dar bem com qualquer pessoa, é preciso prestar atenção nela. Abrir mão dos seus referenciais para explorar, entender, aceitar e admirar o outro, para poder lidar com ele”, completa Andrea.

Respeite as diferentes culturas

Cada povo tem a sua cultura e forma de lidar com as coisas. E a primeira reação, quando nos deparamos com algo que é muito distante da nossa realidade, costuma ser de estranhamento ou incômodo. O importante é (de novo) saber respeitar o diferente e tentar aprender com ele. “A primeira reação que a gente tem é de julgar. Mas depois que você observa, passa a entender e aceitar e, no final, passa a admirar e, às vezes, até querer agir da mesma forma”, destaca Andrea.

Faça uma lista do que te incomoda

É importante que conversem abertamente sobre o que incomoda vocês. Por exemplo: se você não gosta de bagunça, é importante deixar isso claro logo no início. Assim o seu colega já ficará atento e vai evitar deixar as coisas espalhadas pelo quarto. Da mesma forma, se ele não gosta de barulho, você vai sempre se lembrar de escutar a música em um volume mais baixo ou usando fone.

Procure sempre conversar quando um problema aparecer

Qualquer tipo de convivência e relacionamento tem desafios. O importante é conversarem, de forma aberta, respeitosa e tranquila, sobre os problemas que aparecerem, na hora que eles surgirem. Evite ficar “deixando pra lá”. Uma hora vai acumular um monte de coisa e você pode acabar falando de forma mais rude. Tente evitar o conflito e falar quando algo te incomodar.

O bom de dividir o quarto com alguém é que você poderá ganhar um amigo (a) para a vida toda. Além disso, você terá sempre uma pessoa por perto para conversar quando aquela saudade de casa ficar mais apertada ou para assistir um filme no domingo à noite. Claro que, como tudo na vida, tem os seus desafios. Mas o importante é buscar sempre aprender com eles. “Fazer intercâmbio pede diferentes habilidades e competências. O bom é que se você ainda não tem elas, estando lá, irá desenvolvê-las”, conta Andrea.

Clique aqui e veja dicas da Andrea Sebben de como lidar com as 5 principais dificuldades em um intercâmbio.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão