O que fazer no trabalho voluntário

É preciso estar aberto para vivenciar tudo o que um trabalho voluntário no exterior tem a oferecer.

Fazer um intercâmbio é uma oportunidade única de não apenas conhecer um destino novo, como também de se conhecer melhor. Ao entrar em contato com outras culturas e realidades, você também descobre um pouco mais sobre si e o seu lugar no mundo. E essa experiência passa a ser ainda mais intensa e transformadora quando se trata de um intercâmbio aliado a um trabalho voluntário.

O que fazer no trabalho voluntário

Mas para isso, é preciso estar aberto a todas as possibilidades que uma vivência como essa proporciona. Algumas atitudes são determinantes para que o intercambista consiga absorver tudo de novo que lhe for oferecido e assim fazer com que, de fato, essa seja a melhor experiência da sua vida. Saiba o que é essencial para isso:

Seja flexível

É preciso ter em mente que as coisas podem – e provavelmente irão – sair do seu controle e é preciso estar aberto para o inesperado. Essa é uma oportunidade única para aprender a se virar sozinho e saber como reagir às mais diferentes situações.

Aprenda com as diferenças

Lembre-se sempre de que, assim como você estará convivendo com uma cultura diferente, as outras pessoas também não estão acostumadas com a sua. E em um intercâmbio você convive com culturas diferentes, personalidades distintas, culinária exótica… tudo é novo e essa é chance de conviver com tudo isso e absorver o melhor que puder.

Enfrente seus medos

É normal sentir medo diante do desconhecido e ninguém é fraco por isso. Mas ao embarcar em um intercâmbio sozinho, você já começou a quebrar barreiras. Permita-se sair sempre mais da sua zona de conforto. Essa é a melhor forma de crescer e se transformar.

Seja pró-ativo

Não esqueça que você estará indo para um trabalho que, embora seja voluntário, exige comprometimento e responsabilidade. Entre de cabeça e entregue-se à atividade que escolheu. Lembre-se que você estará lá porque há pessoas que precisam de você. Seja sempre simpático, disposto e disponível.

Vivencie o lugar

Mente aberta é mais do que necessário! Procure conhecer mais da cultura local, costumes, danças, tradições e, claro, gastronomia.

Entregue seu coração

Qualquer coisa que você se proponha fazer, faça com paixão! E isso é especialmente importante quando se trata de ajudar o outro. Doe-se por inteiro e só assim você poderá atingir positivamente essas pessoas e ser tocado por elas também!

Você sonha em fazer um trabalho voluntário? Inspire-se com as histórias de quem viveu essa experiência!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão