Visto negado: confira os 4 principais motivos

visto negado
Confira toda a sua documentação e evite ter o visto negado Imagem: IStock

A solicitação de um visto, independentemente do país, é sempre um momento de muita apreensão. Dá aquele frio na barriga: “será que eu vou conseguir?” Sabemos que os critérios de avaliação são geralmente muito subjetivos e irão depender do oficial consular. Faça a sua parte e providencie toda a documentação exigida e um passaporte válido para não correr o risco de ter um visto negado. Confira abaixo os principais motivos de recusa de um visto, segundo a sócia da UP Vistos, Christiane Oliveira.

4 principais motivos para ter um visto negado:

Estar com a documentação incompleta

Para a maioria dos países é necessário apresentar documentação de renda completa: imposto de renda, contracheques e extratos bancários. O recomendado é sempre pecar pelo excesso, para não correr o risco do oficial consular solicitar algum documento que você não tenha na hora. Isso pode ser motivo de recusa. Para vistos de estudos, é necessário ter todos os documentos da instituição em que irá estudar, além dos certificados escolares. Christiane também recomenda que você reúna comprovação de renda de parentes próximos: “Mesmo que a pessoa vá pagar a própria viagem, mas tem um pai, uma mãe ou um irmão que tem uma comprovação financeira excelente, vale a pena colocar. Porque se nao ajudar, com certeza não atrapalha”.

A renda baixa acaba sendo motivo de negativa, então quanto mais documentos comprovando uma renda maior, do requerente ou de parentes, melhor será.

Escolher um curso barato só para conseguir o visto.

Muitas pessoas acabam escolhendo um curso mais barato só para conseguir o visto. Isso acontece principalmente em países como Nova Zelândia e Austrália, que permitem que a pessoa trabalhe tendo o visto de estudos. Caso o oficial consular suspeite disso, existe um alto risco dele negar o seu visto. “Meu principal conselho para os intercambistas é que procurem uma boa agência de intercâmbio e escolham uma boa escola. Não olhem só o preço. A qualidade de ensino e metodologia são fundamentais. Isso tem sido muito considerado pelos oficiais”, alerta Christiane.

Histórico de imigração ilegal do requerente ou parentes próximos

Este item é motivo de recusa na certa. Caso o requerente já tenha ficado ilegal em algum país ou tenha histórico de algum parente que já esteve ou está ilegalmente em algum lugar, isso será considerado na avaliação do seu visto.

Escolaridade incompleta ou estar desempregado há muito tempo

Caso não tenha concluído o Ensino Fundamental ou Médio, ou esteja desempregado há muito tempo, isso será avaliado pelo oficial consular, podendo configurar como um motivo de recusa do visto. Para que isso não aconteça, Christiane sugere que esclareça as razões de não ter finalizado os estudos ou de estar sem emprego, na sua carta de intenção: “A carta é a oportunidade que o requerente tem de explicar coisas que os documentos não explicitam. Pode justificar, por exemplo, que teve de interromper os estudos para cuidar os filhos. O oficial consular irá avaliar essas situações específicas para conceder ou não o visto”, explica.

Confira a série de artigos que fizemos para te ajudar a tirar o visto para o Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão