Saiba tudo sobre o processo de solicitação de visto para os Estados Unidos

visto para os Estados Unidos
O visto para os Estados Unidos é um dos mais procurados pelos brasileiros. Imagem: IStock

Os Estados Unidos estão na lista dos destinos preferidos dos brasileiros para férias ou intercâmbios. Segundo a embaixada dos EUA em Brasília, só em 2016, mais de 840 mil brasileiros foram ao país. E um dos maiores receios é o temido visto para os Estados Unidos. Seja para turismo, negócios ou estudos, ele é exigido pela terra do Tio Sam para a entrada no país. E é preciso ficar muito atento à documentação solicitada para que você possa arrumar logo as suas malas para embarcar com tranquilidade.

Como solicitar o visto para os Estados Unidos

Aqueles que ainda não possuem visto americano ou que tenham visto vencido há mais de doze meses, devem passar por duas etapas. A primeira deve ser feita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) – em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife ou Porto Alegre – onde o viajante deverá tirar a foto e coletar as suas digitais. A segunda etapa pode ser realizada nos Consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou na Embaixada em Brasília, onde será preciso apresentar toda a documentação, pessoalmente, e passar por uma entrevista. Caso o visto seja concedido, o passaporte fica retido e é devolvido em um prazo de dez dias úteis, sem custo adicional. Aqueles que têm o visto negado, já saem com o passaporte em mãos e com uma carta de recusa padronizada.

Algumas situações estão isentas desta segunda fase. São elas: renovação para quem um visto americano vencido há menos de doze meses ou que ainda esteja válido, menores de 14 anos ou maiores de 80 anos. Estes, inicialmente, não precisam comparecer ao consulado. Eles devem entregar passaporte, foto e formulário preenchido no CASV. Os documentos serão encaminhados ao consulado do Rio de Janeiro que irá analisá-los e aprovar o visto ou convocar a pessoa para uma entrevista. Caso seja convocado, será necessário levar toda a documentação exigida para a solicitação de visto normal.

Uma exceção são aqueles que possuem dupla nacionalidade, como brasileiros que possuem passaporte europeu, e buscam o visto de turismo/negócios. Estes podem solicitar o visto via autorização eletrônica ESTA. Geralmente a aprovação é feita na hora e possui validade de dois anos, com múltiplas entradas.

A validade do visto americano de turismo/negócios normalmente é de dez anos, com múltiplas entradas. Mas segundo Christiane Oliveira, sócia da UP Vistos, isso pode variar: “Cada caso é um caso. Pode ser que o oficial consular coloque alguma restrição no visto, mas isso é raro”.

nova york visto para os estados unidos
Foto: IStock

Visto para os Estados Unidos: documentos necessários

Os vistos mais solicitados pelos brasileiros são:

  • B1/B2 (Negócios/Turismo)- que são dois vistos conjugados,
  • F1 – Visto de estudante, para aqueles que irão frequentar uma universidade ou estudar inglês.
  • J1 – Visto para intercambistas.

Existe também o visto de trânsito para os Estados Unidos, que é para aqueles que precisam fazer uma conexão ou ficar poucas horas dentro do território americano. Como o procedimento é o mesmo do visto de turismo, ele não costuma ser muito procurado, segundo Christiane: “É muito mais vantajoso fazer o de turismo, que permite que a pessoa volte para fazer turismo ou negócios”.

Para todas essas categorias é necessário apresentar documentação que comprove renda e vínculo com o Brasil; além de comprovação escolar.

Christiane alerta que é sempre melhor pecar pelo excesso quando se trata de documentos: “É necessário levar toda a documentação de renda: extratos bancários, imposto de renda, contracheques. E, se desejar, pode inserir um suporte financeiro. Mesmo que a pessoa vá  pagar a própria viagem, mas tem um pai, uma mãe ou um irmão que tem uma comprovação financeira excelente, vale a pena colocar. Porque se não ajudar, com certeza não atrapalha”, aconselha.

Para os solicitantes do visto de estudante F1, além de toda a documentação para comprovação de renda, é necessário também apresentar um formulário I-20 original que será preenchido e enviado pela escola americana. Já para o visto J1, é preciso ter o documento DS-2019 original que será preenchido e enviado pelo programa de intercâmbio. Nos dois casos os requerentes têm permissão para levar os seus dependentes: filhos (menores de 18 anos) e o cônjuge (desde que seja casado oficialmente, no civil).

Os vistos de estudante não dão permissão de trabalho. “ Existem algumas exceções, como se ele for trabalhar dentro da biblioteca, por exemplo, que pode ser considerado um estágio. Mas a gente recomenda que ele cheque diretamente com a instituição de ensino se tem alguma possibilidade legal de trabalhar”, alerta Christiane.

A validade do visto de estudante para os Estados Unidos é normalmente de quatro anos, mas vai depender do oficial consular. O portador do visto F1 de estudos pode entrar até 30 dias antes e permanecer por até 60 dias depois do término do curso. O portador do visto J1 pode entrar até 30 dias antes e permanecer por até 30 dias depois.

Visto para os Estados Unidos x Governo Trump

Com o polêmico Governo Trump, houve muito receio de que aumentasse a quantidade de vistos negados. Segundo Christiane, isso ainda não ocorreu e a maioria continua sendo concedida. O que aconteceu foi uma maior restrição em processos isentos de entrevista: “Antes os menores de 16 anos e os maiores de 66 anos não precisavam ir ao consulado. Com o Trump, isso foi alterado para menores de 14 e maiores de 80 anos, o que deu uma diferença muito grande. Até o momento o que percebemos foi isso. O percentual de pessoas que precisa ir pessoalmente ao consulado aumentou agora”.

O que fazer caso tenha o visto negado?

Mesmo que você tenha preparado toda a sua documentação e o seu visto tenha sido negado, não desanime. Você pode fazer uma nova solicitação imediatamente. O Consulado só irá colocar um prazo para novas solicitações nos casos em que tenha ocorrido apresentação de documentação falsa ou histórico de imigração ilegal do requerente ou dos seus parentes. “Tenho vários clientes que tentam novamente na semana seguinte em que o visto foi negado e conseguem a aprovação com sucesso”, conta Christiane. Uma observação importante é que, na segunda tentativa, caso você retorne no mesmo oficial consular da entrevista anterior, será direcionado para uma outra pessoa, que poderá ter uma nova percepção do seu caso e, assim, mais chances de conseguir sair com o seu visto em mãos.

Clique aqui e confira os principais motivos pelos quais um visto pode ser negado.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão