Erros mais comuns que os intercambistas cometem

Saiba quais são os erros que os intercambistas cometem para não repeti-los!

Fazer um intercâmbio é uma experiência intensa e que reserva diversas surpresas. Mas para que cada momento seja incrível e de muito aprendizado, é preciso o máximo de planejamento. Também é importante saber se abrir para as possibilidades que esse período fora do país pode te proporcionar. No entanto, há alguns erros que os intercambistas cometem e que podem fazer com que a viagem não seja tão agradável.

Erros que os intercambistas cometem

Falta de informação

Escolher um destino não é tarefa simples. É preciso muita pesquisa para conhecer ao máximo o país e a cidade em que você irá passar uma temporada, para que não haja surpresas desagradáveis. Estude os costumes locais, gastronomia, clima e certifique-se que o local tenha a ver com seu perfil e objetivos.

Não procurar uma boa agência

Contar com uma agência de intercâmbio não é apenas um investimento que traz praticidade. É a garantia de que todo o processo será bem realizado, que irá escolher uma boa escola, uma moradia de acordo com as suas necessidades, que terá um suporte, mesmo quando já estiver em outro país. Procure sempre empresas renomadas e que facilitarão ao máximo esse processo pré-viagem que, muitas vezes, pode ser desgastante.

Não se abrir para a cultura

O intercâmbio é uma oportunidade não apenas de aprender um idioma, como se aproximar de uma nova cultura. Para isso, é preciso estar disposto a conhecer ao máximo o local que escolher passar uma temporada. Experimente a culinária local, converse com moradores, ouça as músicas e se envolva ao máximo com o lugar em que está.

Pensar que intercâmbio é viagem de férias

Um intercâmbio exige um alto investimento e é um erro gravíssimo abrir mão da oportunidade de aprender um novo idioma para curtir como se estivesse de férias. Leve os estudos a sério e sempre terá tempo para passear, conhecer outros lugares e pessoas.

Fazer amizade apenas com brasileiros

Embora seja cômodo ficar próximo de brasileiros, não só pelo idioma, como também pelas afinidades, fazer amizade com pessoas de outros países é fundamental. Essa é uma forma de praticar o idioma e conhecer outras culturas.

Não ter planejamento financeiro

Uma viagem dessas é uma tentação para compras e gastos diversos. No entanto, é necessário ter um planejamento para não passar aperto de grana. Faça cálculos do quanto pretende gastar, coloque em uma planilha e anote os gastos, enquanto estiver no intercâmbio.

Não fazer seguro de viagem

Esse é um erro que não apenas intercambistas cometem, como também muitas pessoas que viajam de férias. Com saúde não se brinca e o seguro deve ser prioridade ao viajar. Qualquer gasto com saúde fora do país pode custar caríssimo e o seguro ainda garante um suporte. Não abra mão disso!

Com esses cuidados, essa experiência será muito mais agradável! E para qual país você sonha fazer intercâmbio? Confira a seleção dos melhores países da Europa para você estudar um novo idioma!

 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão