5 curiosidades sobre Florença

curiosidades sobre Florença

Considerada uma das mais belas cidades da Europa, Firenze é um verdadeiro museu a céu aberto. Cada canto reserva artes que mostram a razão dela ter sido o berço do Renascentismo e, até hoje, preserva cada elemento que compôs a sua história.  Por isso, é impossível não se impressionar com o charme dessa cidade. Conheça algumas curiosidades sobre Florença que, com certeza, farão com que a capital da Toscana entre para o seu roteiro dos sonhos:

Curiosidades sobre Florença

Saiba um pouco mais sobre esse lugar que exala arte, cultura e muita história:

Berço do Renascimento

Não é novidade que assim é conhecida Florença, mas você sabe a razão desse título? A cidade é a terra onde nasceu grandes nomes da história como Dante Alighieri (autor da “Divina Comédia”) e o físico Galileu Galilei (os restos dele, por sinal, estão na igreja Santa Croce). Leonardo da Vinci é da cidade de Vinci, nos arredores de Firenze e também trabalhou na cidade. E o local também recebeu Michelangelo, um dos artistas mais apreciados da história da humanidade, autor da imponente escultura Davi (que está exposta na Galleria dell’Accademia) e da impressionante pintura da capela Sistina, no Vaticano. E mais: foi em Florença que também nasceu Maquiavel, autor do clássico “O Príncipe”.

A Fontana del Porcellino

Bem no centro da cidade, no Mercado Nuovo, fica a Fontana del Porcellino, que conta com a escultura de bronze de um javali. Segundo a lenda popular, tocar o nariz do animal traz boa sorte. E não é só isso! Você deve fazer um pedido, esfregar o nariz do javali e colocar uma moeda em sua boca: se a moeda cair dentro de uma grade, o seu pedido será realizado, caso contrário, não. Por via das dúvidas, vale levar mais de uma moeda e tentar a sorte!

Centro da moda

Embora Milão seja considerada a capital da moda italiana, esse título também poderia, facilmente, ser de Florença. Foi lá que nasceram grandes nomes da moda, como Emilio Pucci, Roberto Cavalli, Salvatore Ferragamo e Guccio Guccio. Essas duas grifes, por sinal, possuem museus na cidade, que contam suas histórias e são verdadeiras aulas de moda. Em Florença é possível ainda conhecer o único museu dedicado à moda italiana: a Galleria del Costume, no Palazzo Pitti, que mostra um histórico detalhado da evolução da moda, com uma coleção que chega a mais de 6 mil itens.

A histórica Ponte Vecchio

Esse é um dos principais cartões postais da cidade e que abriga uma grande quantidade de joalheiras. A Ponte Vecchio é a mais antiga da cidade e teve que ser reconstruída diversas vezes, devido às enchentes que a destruíam. A ponte definitiva foi construída em 1345. E essa foi a única ponte que não foi destruída pelos alemães, quando atacaram Florença durante a Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que essa tenha sido uma ordem pessoal de Hitler, que havia visitado a cidade em 1938 em busca de aliança com o país. Para a visita, Mussolini mandou abrir duas grandes janelas no centro da Ponte para que Hitler pudesse admirar a paisagem composta pelo Rio Arno.

Duomo Santa Maria del Fiore

É impossível não se impactar com a grandeza do Duomo de Firenze, a quinta maior igreja do mundo. Ela possui 153 metros de comprimento, 90 metros de largura no transepto e o tambor da cúpula possui 54 metros. Projetada por Arnolfo di Cambio, sua construção foi iniciada em 1296 e se estendeu por quase seis séculos. Apenas no século XIX sua fachada foi concluída. O grande destaque do Duomo é a sua gigantesca cúpula, que pode ser avistada de diferentes pontos da cidade e foi arquitetada por Filippo Brunelleschi.

Não infinitas as curiosidades e encantos que fazem de Florença uma das cidades mais encantadoras do mundo! Vale a pena incluir a cidade na sua próxima viagem de férias!

Conheça também cinco curiosidades sobre a Itália!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão