5 curiosidades sobre a Itália

curiosidades sobre a Itália
Veneza é um dos destinos mais populares da Itália. Foto: IStock

A Itália costuma fazer parte de quase todos os roteiros de viagens para a Europa. Seja para comer deliciosas massas e vinhos, curtir o romantismo de Veneza ou o charme de Florença, vale (muito) a pena colocar o destino em sua próxima viagem! Para te inspirar, a blogueira Isabela Discacciatti, do Blog Italia Per Amore, escreveu um texto especial para o “A melhor coisa da minha vida”, compartilhando cinco curiosidades sobre a Itália que muitos não sabem.

Confira as cinco principais curiosidades sobre a Itália:

Café no bar

Italiano AMA tomar café no bar. É cultural. Os cafés históricos existem e resistem há anos neste país. Um dos mais conhecidos e importantes é o Florian de Veneza, inaugurado em 1720. É a cafeteria em atividade contínua mais antiga do mundo. Por lá passaram poderosos e personagens importantes da história. E o café acabou virando mesmo uma tradição. Pela manhã geralmente toma-se o café no balcão acompanhado de uma brioche (croissant).

Durante o dia, os italianos voltam à cafeteria no meio da manhã ou da tarde. É uma delícia escutar o barulhinho das xícaras e os pedidos aos baristas.

Diferença entre o norte e o sul

A união da Itália é muito recente, aconteceu em 1861. Antes disso o território era dividido e isso fez com que as diferenças se acentuassem muito entre uma região e outra, mas principalmente entre o norte e o sul. A região do norte da Itália é considerada a parte mais desenvolvida e organizada dela. O reflexo dessa diferença pode ser percebido principalmente no comportamento e nas relações pessoais. O italiano do norte é muito sério e mais fechado. O italiano do sul é aberto, alegre e muito receptivo.

A mamma é a rainha da casa e isso não é nenhum estereótipo.

É assim mesmo. Para um filho italiano, a mãe realmente é a rainha da casa. Uma mulher para amar, respeitar e reverenciar. Não é à toa eles pedem (e seguem!) conselhos e têm uma ligação especial com a mamma. E sim, os italianos demoram a sair de casa para morarem fora ou sozinhos.

Os italianos têm um senso estético apurado.

O país celeiro de talentosos estilistas possui uma tradição estética importante. É só pensarmos nos grandes artistas do Renascimento, na maestria de arquitetos, poetas e escritores que privilegiaram o belo em suas criações. Esta tradição secular se reflete no modo como os italianos se vestem e no senso de equilíbrio estético que projetam em suas casas. E este verdadeiro culto ao belo atravessa gerações. É encantador ver as velhinhas e velhinhos arrumados para uma simples ida ao mercado. Inspirador.

A Comida

Outro aspecto que se revela como uma consequência das diferenças regionais é a culinária. A riqueza gastronômica da Itália está em cada uma das 20 regiões que compõem o país, mas não só. Em alguns casos, de cidade a cidade é possível encontrar não só pratos, mas ingredientes e matéria prima completamente diferentes umas das outras. São pratos impossíveis de encontrar e refazer igual em um lugar diferente de sua origem e este é motivo de orgulho do italiano. Por isso, antes de vir para a Itália, informe-se bem sobre o que vai encontrar em cada região que for visitar para aproveitar ao máximo a experiência incrível que este país tem a oferecer.

Clique aqui e saiba mais sobre outros países da Europa. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão