7 tradições de Natal curiosas pelo mundo

tradições de Natal

O Natal é um período marcado, em boa parte do mundo, por bons sentimentos, fartura de comida, figuras icônicas e muitas tradições. Algumas delas são praticamente universais, outras, tão peculiares que chegam a assustar os desavisados que decidem celebrar a data longe de seu país de origem. Confira algumas tradições de Natal curiosas pelo mundo, que vão fazer parecer normais os amigo-ocultos de família.

Tradições de natal curiosas pelo mundo

Suécia

No período de festas na Suécia, uma curiosa figura ganha destaque, o Yule Goat, algo como o bode natalino. Sua origem é antiga, ligada ao deus Thor, ícone da mitologia nórdica. Todo ano, desde 1966, o bode ganha uma versão gigantesca, feita em palha, na praça do castelo da cidade Gävle. Curiosamente, graças a um acidente ocorrido em seu primeiro ano, virou tradição entre os habitantes da cidade tentar destruí-lo. De 66 até hoje, a figura já foi completamente queimada por 29 vezes. Resta saber até quando ela aguenta intacta neste Natal.

Noruega

Na Noruega, chama a atenção uma estranha tradição natalina. Na véspera do evento, é comum que as pessoas escondam suas vassouras. O ritual, que se repete há séculos, surgiu, pois, acreditava-se que bruxas e espíritos do mal saíam pelas ruas durante o período, roubando os utensílios domésticos para usar como veículo. O engraçado é que até hoje, muitas pessoas escondem as suas vassouras em lugares bastante seguros. Afinal de contas, não custa prevenir.

Islândia

“Espiador de Janelas”, “Ladrão de Salsichas”, “Lambedor de Colheres”. Estes são os nomes de alguns dos 13 duendes, também conhecidos como “Jólasveinarnir”, que, nos 13 dias que antecedem o Natal, saem pelas ruas da Islândia visitando crianças e deixando presentes para os bons meninos e meninas do país. Para ser agraciado, dois pontos são fundamentais. Bom comportamento ao longo do ano e lembrar de colocar alguns calçados nas janelas de casa, para que os mimos sejam depositados. Para as crianças que não se portam bem, os duendes deixam batatas podres. A tradição é mantida pela população local em várias regiões do país, por isso, não estranhe se eventualmente cruzar com um “Jólasveinarnir” pela rua ou sentado em algum bar no período de festas.

Canadá

Mummering”é uma tradição de origem inglês, para lá de esquisita, que acontece no período entre o Natal e o Revéillon. Ela consiste em “invadir” a casa das pessoas utilizando fantasias e máscaras assustadoras. Para se livrar dos visitantes indesejados, é preciso que o dono da residência adivinhe quem está por trás das máscaras. Embora tenha se extinguido em boa parte dos lugares onde costumava acontecer – não é muito difícil entender os motivos – o hábito se manteve vivo em algumas regiões mais afastadas do Canadá como em Newfoundland e Labrador, por exemplo.

Groenlândia

Na distante e gélida Groenlândia, a ceia de Natal da população do país começa a ser preparada sete meses antes das festividades. Aves típicas da região, caçadas pela população local, são colocadas dentro de peles de foca e enterradas para fermentar ao longo de todo o ano. Putrefatos, os animais são preparados e servidos como banquete na noite do dia 24 de dezembro, em um prato típico conhecido como Kiviak. Deu saudade das passas no arroz, certo?

Peru

Na pequena província de Chumbivilcas, no Peru, o Natal é usado para lavar roupa suja e deixar para trás toda e qualquer pendência entre a população local, para garantir um ano sem violência. O curioso é que, a maneira encontrada para que isso aconteça, é na base da porrada. No dia 25, boa parte dos membros do vilarejo se reúnem em ginásios esportivos, em um festival conhecido como Takanakuy, para celebrar o Natal e trocar socos. Basta chamar pelo nome aquele com quem se deseja resolver as diferenças e pronto. Para garantir que as regras sejam cumpridas e que nada passe dos limites, todas as brigas são coordenadas por um juiz.

Venezuela

Na cidade de Caracas, é muito normal que a população local vá à missa na véspera de Natal. Até então, tudo normal, não fosse pelo detalhe de que elas vão de patins. Não se sabe o que deu origem a tradição, mas ela é tão popular que as ruas da cidade são fechadas para carros, para garantir a segurança de quem vai patinando até a igreja.

Datas festivas são sempre cheias de magia e história, certo? Confira também algumas curiosidades sobre o Halloween, um dos mais populares feriados do mundo. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão