Motivos para fazer intercâmbio na Dinamarca

intercâmbio na dinamarca

Fazer intercâmbio na Dinamarca pode ser uma experiência e tanto. Além das belíssimas cidades com características medievais e cheias de histórias, que remontam à origem dos Vikings, o país apresenta invejáveis índices de desenvolvimento humano (IDH) e figura frequentemente no topo da lista da ONU das nações mais felizes do mundo. Confira alguns motivos pelos quais considerar a Dinamarca para seu próximo intercâmbio pode ser uma excelente ideia.

5 motivos para fazer intercâmbio na Dinamarca

Ensino de excelência

Das oito universidades do país, cinco aparecem constantemente nas listas de melhores instituições educacionais do mundo. Destaque para a Universidade de Copenhague (UCPH), berço acadêmico do físico ganhador do prêmio Nobel Niels Bohr, Universidade de Aarhus e Universidade Técnica da Dinamarca. Além disso, a nação é figurinha carimbada no top cinco dos melhores lugares para se estudar na Europa.

O sistema de ensino é conhecido internacionalmente por estimular o aprendizado baseado na resolução de problemas, no senso crítico e na independência dos alunos, encorajados frequentemente a se expressar, formato que surpreende e agrada muito os intercambistas brasileiros.

Segurança

Para conseguir que a Dinamarca seja considerada uma das nações mais seguras do mundo, os moradores do país se apoiam em dois pilares básicos, a honestidade e a confiança. O respeito das pessoas pelos pertences dos outros pode ser notado frequentemente em parques e lugares públicos, onde é muito comum ver objetos pessoais “soltos” por longos períodos de tempo, sem que ninguém mexa. Existe por lá um senso de confiança no sistema e nos cidadãos que ajuda a criar um clima de paz e segurança por todos os cantos do país.

Equidade de gênero

Na Dinamarca, os direitos e deveres de homens e mulheres são equiparados e não existe diferença de tratamento entre gêneros. Questões como educação dos filhos, cuidados com a casa e oportunidades no mercado de trabalho, por exemplo, são conduzidas sem que haja diferenciação. O assunto é tratado com tanta seriedade que existe inclusive um ministério da equidade de gênero, responsável por promover o equilíbrio. Um excelente exemplo e uma ótima oportunidade de aprendizado para qualquer um.

Bem-estar social

A Dinamarca é considerado um dos lugares mais igualitários do mundo. Os dinamarqueses vivem intensamente a ideia de que ninguém é melhor do que ninguém, e isso se reflete diretamente nas políticas sociais, que visam garantir a todos os que residem ou estudam legalmente no país acesso a serviços de altíssima qualidade como saúde, educação e oportunidades de emprego.

Exageros não são encorajados e por isso, acabam sendo incomuns. A população local preza muito pela praticidade e pelo bem-estar social. É raro presenciar situações de conflitos desnecessários. O país é regido pelo hygge, um estilo de vida que se traduz na completa ausência de qualquer coisa irritante ou emocionalmente desgastante, para que se possa aproveitar a vida de forma mais leve.

Bicicletas, muitas bicicletas

Nenhum meio de transporte é tão tradicional em Copenhague, capital do país, quanto as bicicletas. O planejamento urbano privilegia a locomoção em duas rodas de tal forma que a cidade possui mais bicicletas do que habitantes. Cerca de 50% da população utiliza diariamente esse meio de transporte. São mais de 300 km de ciclovias que dão aos estudantes a possibilidade de passear sem rumo para conhecer e contemplar todos os encantos que Copenhague oferece.

Gostou das dicas? Confira também os 05 motivos que listamos para fazer intercâmbio na Suiça.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão