O que fazer no caso de perder o voo

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Perder o voo é uma situação bastante corriqueira pelos aeroportos ao redor do mundo e as razões são as mais diversos. Seja por imprevistos com o trânsito, planejamento errado do horário de saída para o aeroporto, motivos de saúde, dentre outros. Ainda que o ocorrido gere alguns transtornos ao passageiro, o prejuízo pode ser minimizado, uma vez que a passagem aérea continua válida por até 12 meses, contando a data de sua emissão, e pode ser utilizada novamente mediante o pagamento de multa e algumas taxas. Confira a seguir, como proceder caso a situação aconteça com você.

Se souber com antecedência que não pode viajar, remarque a passagem

Caso você saiba, com antecedência, que não poderá comparecer para a viagem, existe no site das companhias aéreas – ou através de atendimento telefônico – a opção de remarcar o voo a partir do pagamento de uma taxa, ou a possibilidade de cancelamento e reembolso parcial do valor da passagem. As regras, no entanto, variam de acordo com cada empresa. As informações referentes ao processo constam no contrato de viagem, aquele que aparece para você no momento da compra do bilhete, no qual você clica para concordar com os termos.

Como proceder no caso de perder o voo

Se você, por algum motivo, chegar atrasado ao aeroporto e perder o voo, dirija-se imediatamente ao agente de solo ou ao espaço da companhia aérea para receber as orientações corretas do que fazer. O mais provável é ser encaminhado à loja da empresa ou ao balcão de check-in para fazer a remarcação do voo.

Por lei, todo passageiro tem o direito de usar o bilhete em outra data, mesmo se já tiver feito o check-in. O uso, no entanto, só é possível mediante o pagamento da multa estabelecida pela companhia aérea no momento da compra. É provável que também seja cobrado uma taxa de remarcação, além da diferença tarifária entre o valor do voo perdido e o do novo voo. Antes de se decidir em relação ao pagamento, é importante verificar se o valor não ultrapassa o preço de uma nova passagem. Caso isso aconteça, a melhor opção é adquirir um novo bilhete.

Quando adquirir a sua passagem, leia sobre quais são as regras válidas para o tipo de tarifa pelo qual você optou. Tarifas promocionais tendem a oferecer piores condições em caso de cancelamento e não comparecimento e, normalmente, não são reembolsáveis. Tarifas completes, por sua vez, costumam não conter taxa de cancelamento e não comparecimento, além de oferecer um reembolso quase complete do valor pago inicialmente, no entanto, tem o custo de aquisição mais elevado.

E se o seu voo atrasou ou foi cancelado? Neste caso, os procedimentos e direitos são diferentes, e a responsabilidade recai sobre a companhia aérea. Confira o artigo que preparamos a respeito e saiba exatamente o que fazer se passar pela situação. 

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