Roteiro de 3 dias na Suíça

roteiro de 3 dias na Suíça

A Suíça é repleta de atrativos para quem pretende viajar pelo país. Suas cidades são pequenas e charmosas, as paisagens deslumbrantes e o chocolate é verdadeiramente uma tentação. O seu alto nível de organização, bem como a qualidade de sua rede de transportes, permite que o turista explore vários locais em pouco tempo. Convidamos Hassan Lauar, empresário apaixonado por viagens, para montar um roteiro de 3 dias na Suíça, destino que visitou em 2015. Ele mantém um registro dos seus passeios no perfil Namorados pelo Mundo, no Instagram. Confira as dicas.

Roteiro de 3 dias na Suíça

O roteiro contempla três cidades diferentes do país, próximas entre si e que não podem deixar de ser visitadas. Zurique, Lucerna e Berna.

Zurique

Zurique é a maior cidade da Suíça, e dona de uma qualidade de vida invejável. É perfeita como ponto de partida para a experiência no país, devido à sua excelente localização. Se você chegar pelo aeroporto, não vai demorar mais do que cinco minutos para conseguir um trem que te leve para a região central ou às proximidades do seu hotel. Deixe as suas coisas sem perder muito tempo, coloque um bom tênis e se prepare para caminhar.

Comece a exploração da cidade pela Bahnhofstrasse. Localizada ao lado da estação central, é considerada a avenida mais chique e importante de Zurique. São inúmeros restaurantes, escritórios, bancos e lojas das principais grifes do mundo. Ainda que as compras não estejam nos planos, o passeio é uma ótima oportunidade para observar a bela arquitetura da cidade. Não deixe de conhecer a Confiserie Sprüngli, a mais famosa confeitaria do país, um verdadeiro presente para o seu paladar.

Em seguida, cruze o rio Limmat em direção a velha Zurique, e visite rua Augustinergasse. Nela estão as casas mais antigas da cidade. O lugar é lindo e a sensação de viagem no tempo é inevitável.

Ainda do lado histórico, aproveite para conhecer três das igrejas mais famosas do país. São elas a Fraumünster Church, St. Peter e a Grossmünsterplatz. A primeira é conhecida como a catedral da torre azul, um dos lugares mais fotografados da cidade. Entre e aprecie os belíssimos vitrais executados pelo artista Marc Chagall.

A segunda, St. Peter, erguida no século IX, ostenta o maior relógio da Europa, com quase nove metros de diâmetro. Grossmünsterplatz, por sua vez, é o maior cartão postal da cidade. Foi construída também no século IX, e tem como grandes destaques as suas torres gêmeas e os vitrais feitos pelo artista Augusto Giacometti.

Para quem gosta de futebol, vale uma visita ao FIFA Headquartes, sede da entidade que comanda o esporte no planeta. Embora o espaço não seja aberto para visitação, trata-se de um belo complexo que vale ser registrado em fotos.

Já os apaixonados por chocolate podem optar por uma visita à loja da fábrica da Lindt. Apesar de não existirem passeios guiados dentro das instalações da fábrica, a loja é, por si só, um atrativo e tanto. Um verdadeiro paraíso para quem é chocólatra, com uma variedade enorme de opções a preços mais acessíveis do que em qualquer outro lugar do mundo.

Para aproveitar a noite, a dica é a rua Niederdorfstrasse, na cidade antiga. Supermovimentada, ela é um polo de excelentes restaurantes e bares, ideal tanto para curtir solteiro quanto à dois.

Lucerna

Chegar em Lucerna partindo de Zurique é bem tranquilo, são 45 minutos de trem a partir da estação Zurich HM. A cidade é uma das mais visitadas do mundo, e os motivos ficam evidentes logo na chegada. Sua localização é extremamente privilegiada, cercada por belas montanhas. Pequena, é ótima para ser explorada a pé.

Lucerna é dividida pelo rio Reuss, e sobre ele estão as principais atrações turísticas. A primeira é a Kapellbrücke, uma linda ponte de madeira erguida em 1364, e que hoje em dia é um dos lugares mais fotografados da Suíça. O seu telhado apresenta pinturas históricas do século XVII, que merecem ser apreciadas nos mínimos detalhes.

No meio da ponte está a Wasserturm, uma torre octogonal construída por volta de 1300 como espaço de vigia, e que hoje também atrai a atenção de um incontável número de câmeras fotográficas.

A segunda atração da cidade também é uma ponte de madeira sobre o rio Reuss, a Spreuerbrücke. Construída em 1408, conta com uma pequena capela em seu centro, com belas pinturas internas, feitas pelo artista Kaspar Meglinger.

Em Lucerna, não deixe de visitar ainda a Jesuitenkirche, igreja Jesuíta da cidade, uma das mais bonitas da Suíça, a Museggmauer, muralha da cidade, herança dos tempos medievais e que conta com uma belíssima vista panorâmica (com direito aos Alpes como pano de fundo), além do famoso Lago Lucerne, também conhecido como Lago dos Quatro Cantões.

Outro local imperdível é o monumento do Leão, uma homenagem aos guardas suíços que perderam sua vida em Paris na época da revolução francesa. Embora não fique no centro, acessá-lo a pé é bem tranquilo.

Para a noite, a dica é a rua Schweizerhofquai, localizada às margens do rio, um ponto repleto de bares e cafés para apreciar uma boa comida e a linda vista da cidade.

Berna

A viagem de trem de Lucerna à Berna dura aproximadamente uma hora. A cidade é, desde 1848, a capital da país. É considerada Patrimônio Mundial da Unesco, devido ao seu belíssimo centro histórico e suas construções medievais.

O passeio mais tradicional de Berna é o Bear Park. O espaço, às margens do rio Aare, é a residência de uma família de ursos que podem ser observados fazendo as mais diversas atividades.

Pela região central, não deixe de visitar a Bärenplatz, linda praça localizada em frente ao parlamento suíço, a Käfigtur, conhecida como torre da prisão, além da The Cathedral of Bern, de onde é possível apreciar uma das mais belas vistas da capital.

Um lugar imperdível, especialmente para quem é fã de ciências, é o The Einstein Museum, casa onde Albert Eisntein viveu entre 1902 e 1909.

A facilidade de transitar por Berna ainda vai te permitir conhecer lugares como a Gerechtigkeitsgasse (rua da justiça) e da Bundesplatz (praça do parlamento), porta de entrada da Bundeshaus (casa do parlamento), um prédio bastante imponente que é a sede do governo do país.

Não deixe de conferir também o Relógio Zytglogge, que de hora em hora exibe diferentes figuras (usos, galos e até um bobo da corte) que divertem os passantes.

Gostou do roteiro? E que tal fazer intercâmbio na Suíça? Confira a lista que preparamos com 5 motivos que vão te fazer querer estudar no país.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão