Rafael Cohen conta porque escolheu fazer intercâmbio em Gold Coast

intercambio em gold coast

O estudante Rafael Pitanguy de Paula Cohen, 17 anos, escolheu o segundo semestre de 2016 para estudar fora do país. Ele fez intercâmbio em Gold Coast, cidade litorânea localizada na costa leste australiana. Durante seis meses, ele participou do programa de High School na SouthPort State e compartilhou com a gente os motivos que o levaram a escolha do local e como foi a sua experiência por lá.

Porque fazer intercâmbio em Gold Coast

Rafael queria viver sua experiência em uma cidade litorânea, diferente de Belo Horizonte, onde mora, e optou por Gold Coast pelo clima universitário e pela grande presença de jovens intercambistas.

Para os estudantes que estão em dúvida entre Gold Coast e Sunshine Coast, ele destacou a facilidade de viajar entre um e outro e fez a seguinte recomendação: “Quando você está em Gold Coast consegue em duas ou três viagens conhecer tudo em Sunshine. Se for ao contrário, acho difícil conhecer tudo em Gold Coast, pela questão do tamanho.” No entanto, ele ressalta que a escolha depende do objetivo do intercambista. “Gold Coast é mais agitada e tem muitas coisas para fazer. Um centro maior e pessoas de todo o mundo. Já Sunshine é menor, mais tranquila e mais fácil de se locomover. Então tudo depende da intenção de quem vai”.

Para quem gosta de lugares maiores e mais animados, Rafael recomenda viagens para Brisbane. A cidade fica a uma hora de Gold Coast e tem vida noturna agitada, muitos shows e diversas atrações culturais. Se a ideia for curtir locais mais tranquilos, indica um passeio em Byron Bay, cidade pequena e cheia de belezas naturais à cerca de 50 minutos de Gold Coast.

intercâmbio em Gold Coast
Rafael em seu intercâmbio em Gold Coast.

Apesar de bater uma insegurança na chegada por estar sozinho, a receptividade do povo australiano e o suporte que recebeu da agência de intercâmbio ajudaram a minimizar as dificuldades. Segundo ele, nada se compara a possibilidade de aprender outra língua, conhecer gente nova, viajar e, principalmente, de amadurecer. “Aprender a se virar sozinho e ter que lidar com imprevistos sem a presença dos pais é muito importante para o amadurecimento e isso torna a experiência ainda mais legal”

Rafael recomenda que todos façam intercâmbio e tem vários motivos para isso. “Foram os seis melhores meses da minha vida. Todas as minhas expectativas foram superadas. Aproveitei cada minuto por lá e não tenho do que reclamar. Os amigos que fiz e as experiências que vivi foram inesquecíveis.”

Ele gostou tanto de estudar fora que já pensa em fazer um segundo intercâmbio. “Quando estiver na faculdade, pretendo passar um tempo na Califórnia. Sempre quis conhecer e cheguei a cogitar como primeira opção de intercâmbio, mas acabei escolhendo a Austrália.” O estudante fez questão de ressaltar que a escolha foi a melhor que poderia ter feito e que acredita que dificilmente vai conhecer algum país com lugares tão maravilhosos quanto a Austrália.

Gostou da ideia de fazer intercâmbio em Gold Cost? Confira também a experiência da intercambista Mariana de Souza por lá.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão