Motivos para fazer intercâmbio na Islândia

intercâmbio na Islândia

Depois que sua torcida deu um show na Eurocopa, torneio de futebol realizado na França em 2016, a Islândia ganhou a atenção do mundo inteiro e entrou no radar dos intercambistas. O país nórdico, uma ilha localizada no norte do atlântico (próxima ao polo), e habitado por menos de 350 mil pessoas, ainda esconde muitos mistérios, mas as suas lindas paisagens e o excelente sistema educacional têm se tornado cada vez mais famosos. Confira porque vale a pena fazer intercâmbio na Islândia.

Motivos para fazer intercâmbio na Islândia.

Cultura, muita cultura

A população da Islândia é considerada uma das mais cultas do mundo. Pasmem, cerca de 10% dos habitantes do país tem livros publicados, o que dá aos islandeses o título de nação com maior índice per capto de obras lidas e publicadas no mundo. Existe por lá uma frase famosa que diz “ad ganga med bok I maganum”, ou seja, todo mundo tem um livro em seu estômago (ou uma história para contar). Nada mal estudar em um país assim, certo?

Educação de qualidade e para todos

Uma população tão culta não poderia se formar em um país que não tivesse um sistema de educação de altíssimo nível. A Islândia conta hoje com um total de sete universidades, a maior parte delas pública. O sistema educacional recebe investimentos constantes do governo, ávido por manter os índices de qualidade do ensino do país, que tem como premissa básica proporcionar oportunidades iguais para todos.

Paisagens surreais

A Islândia (em inglês Iceland) ou Terra do Gelo, apresenta paisagens deslumbrantes. A combinação de cenários gélidos, vulcões, montanhas, cachoeiras, rios, lagos e muitos gêiseres vai fazer você se perguntar se está de fato nesse planeta. Duvida? Então dá só uma olhada neste link.

Além disso, estudando no país é certo que em algum momento você vai se deparar (e encantar) com a Aurora Boreal, fenômeno muito característico do inverno islandês.

Não existem mosquitos na Islândia

Para quem vem de um país tropical, nada mal passar uma temporada sem conviver com mosquitos, não é? A explicação dos especialistas: Além das baixas temperaturas, há uma grande dificuldade para os bichinhos se alimentarem, graças a ampla camada de pelos que boa parte dos animais do país precisam ter para sobreviver ao frio.

A felicidade por lá não é baseada no sucesso

A Islândia costuma frequentar os rankings de países com maior índice de felicidade do mundo, e o motivo, segundo consta, é que a população islandesa não leva tão a sério os fracassos ao longo de sua jornada. No final das contas, o que importa são as tentativas, que por si só já servem de aprendizado e experiência. Existe inclusive um livro que fala sobre o assunto – Geografia da Felicidade, de Eric Weiner. Uma lição, no mínimo, libertadora, certo?

Bem, e se a ideia de estudar em islandês te assusta, não se preocupe. O ensino no país também é oferecido em inglês, e praticamente toda a população do país domina o idioma com fluência.

Gostou da ideia de estudar em um país nórdico? Confira também a lista que preparamos com motivos para fazer intercâmbio na Suécia.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão