Paula Pimenta: Escritora relembra intercâmbios com leitoras

O grande grupo de leitoras em LA (arquivo pessoal)

Ela é um dos maiores nomes da literatura nacional e sabe falar a linguagem dos adolescentes como poucos. Não é a toa que seus livros estão sempre entre os mais vendidos do país e seu público a tem como uma amiga próxima. Estamos falando da incrível Paula Pimenta, o nome por trás de best sellers como “Minha vida fora de série” e “Fazendo meu filme”.

Paula conseguiu fazer algo que pais e professores tentam desesperadamente e é um grande desafio: despertar o prazer da leitura entre esse público difícil e super exigente. E seu sucesso com os jovens é tamanho que a escritora já realizou quatro intercâmbios, em parceria com a InterVip, juntamente com turmas de adolescentes que viveram experiências únicas ao lado do ídolo da literatura.

Paula Pimenta conta sobre seus intercâmbios

O primeiro intercâmbio que Paula fez com a Intervip foi para a cidade canadense de Vancouver, juntamente com um grupo de quatro leitoras. Ela conta que o que mais a marcou foi o fato de ter sido o início desse projeto. “A partir daí, eu vi como era legal viajar com minhas leitoras, poder mostrar para elas os cenários dos meus livros e também fazer pesquisa para os próximos”, conta.

E com o sucesso dessa experiência, é claro que outras viagens vieram em seguida. A segunda foi para um lugar bem conhecido de quem leu a obra “Fazendo meu filme”. Na história, a protagonista Fani vai fazer intercâmbio em Brighton, na Inglaterra. “Acho que esse foi o mais emocionante, porque apesar da cidade ser o cenário do livro, eu ainda não tinha voltado lá depois da publicação dele. Eu ainda estava começando a escrever o primeiro livro da série quando estive lá e nem imaginaria que ele seria publicado… Então voltar com as minhas leitoras e ver cada lugar que me inspirou foi comovente”, relembra a escritora.

O terceiro intercâmbio foi para a cidade das estrelas: Los Angeles. E motivos para essa viagem ter ficado na memória não faltaram. Afinal, esse é o cenário onde se passa “Fazendo meu filme 4”. “Nessa viagem, pude mostrar para as leitoras vários lugares, inclusive a rua e a faculdade da Fani! Além disso, o grupo era muito animado e pude acompanhar experiências únicas da vida delas. Uma das meninas, por exemplo, deu o primeiro beijo nesse intercâmbio. Imagina! ela vai se lembrar de mim para o resto da vida. Foi na viagem comigo que aconteceu esse momento tão marcante da vida dela!”, emociona-se.

O último foi em Toronto, onde Paula realizou uma pesquisa para o livro “Minha vida fora de série 4”. E em cada lugar da cidade que visitou junto com as leitoras companheiras de viagem, ela viu a história nascer na sua mente. “Quando elas lerem o livro, vão achar mais emocionante que qualquer outra pessoa, pois elas viram tudo aquilo nascer”. Imaginem a emoção que será!

Experiências e inspirações

Não é a toa que a temática de viagens e intercâmbios está sempre presente nos livros de Paula. Quando tinha 16 anos, ela morou durante seis meses na cidade americana de Pensilvânia. E após terminar a faculdade, ela passou um ano em Londres, onde realizou um curso de Escrita Criativa. E essas duas experiências foram essenciais como inspiração para suas obras: “Fazendo meu filme foi totalmente inspirado na minha preparação para o intercâmbio e usei muito da minha experiência como intercambista em Fazendo meu filme 2. Até a escolha de Brighton teve influência das minhas viagens, pois estive várias vezes lá no período que morei em Londres e imaginei tudo que poderia acontecer com a Fani ali”, revela.

Alguma dúvida de que a escritora recomenda que se faça intercâmbio, pelo menos uma vida na vida? “Acho que essa é uma das melhores experiências que existe! Com certeza todos deveriam fazer. Ao ficar imerso em outra cultura ampliamos nossos horizontes e voltamos muito mais maduros, com mais vivência e, claro, com muita história pra contar”.

Dicas de passeios

Claro que não perderíamos a chance de pedir para Paula Pimenta dicas de passeios nas três cidades que fez intercâmbio com a Intervip! Anote as sugestões para a sua próxima viagem:

Brighton: “O píer da cidade. Tem uma parte bem fofa de “Fazendo meu filme 2” que é passado lá: o primeiro beijo entre dois personagens (não posso contar quais para não dar spoilers para quem ainda não leu)”.

Los Angeles: “É impossível escolher um só! “Fazendo meu filme 4” cita muitos lugares de Los Angeles, tenho um carinho especial por cada um deles e é uma das minhas cidades preferidas do mundo! Vou citar três: A Warner Bros, que é onde a Fani faz estágio. Burbank, que é onde a Fani mora. O Hollywood Sign, que é onde acontece uma das cenas mais lindas que eu já escrevi!”

Toronto: Amei Niagara Falls, que fica perto de Toronto. Um capítulo lindo de “Minha vida fora de série 4” é passado lá!

Com essas dicas valiosas é impossível não morrer de vontade de fazer as malas e conhecer todos os destinos, não é mesmo? Para quem ainda não pode, uma ótima alternativa é embarcar nas leituras dos livros da Paula que retrata um pouco de cada uma dessas cidades incríveis!

 

Leia também: Qual país escolher para fazer Intercâmbio?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão