Saudade em outras línguas

saudade em outras línguas

A saudade é um sentimento que quem mora fora conhece muito bem, não é mesmo? Da família, dos amigos, do país… e será que a existe a palavra saudade em outras línguas? Sempre ouvimos dizer que não, certo? Mas existe sim! Vamos explicar melhor logo abaixo.

A palavra saudade em outras línguas

O Dicionário Aurélio define a saudade como “Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que alguém se vê privado/ Pesar, mágoa que essa privação causa/ Boas lembranças ou recordações”. A palavra vem do latim “solitatem“, que significa solidão.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, o português não é o único idioma que tem a palavra. O galego também tem a morriña – que corresponde ao “estado muito profundo de saudade, especificamente da terra natal”.

Na maioria dos outros idiomas não existe uma palavra que corresponda exatamente ao nosso conceito de saudade. E utilizam-se expressões que correspondem a “sentir falta”. Em inglês, por exemplo, se diz: “I miss you” (sinto sua falta) e a palavra homesick é usada para falar da falta do país natal. Já em francês, se fala: “Tu me manques” (você me faz falta).

Como lidar com a saudade

Independemente de qual palavra é usada para falar dele, o sentimento de saudade é universal. E qual é a melhor forma de lidar com essa falta- da família, dos amigos, do namorado (a) ou de um país?

A psicológa intercultural Andrea Sebben alerta que a primeira coisa é tentar pensar “com os pés no chão”. Quando estamos distantes, a tendência é que a gente se apegue apenas às boas lembranças, criando fantasias e nos esquecendo dos problemas. Tome cuidado com isso e procure focar no presente, no que está vivendo naquele momento – principalmente se for em um outro país, onde tem tanta coisa nova para você conhecer.

Uma outra coisa importante é não se entregar à tristeza. Entenda que, muitas vezes, vai ser preciso aprender a conviver com a saudade diariamente, principalmente se você mora longe da sua família. Procure estabeler uma rotina de falar sempre com seus familiares por Skype, e-mail, WhatsApp (hoje existem tantos recursos!). Mas não fique em casa curtindo esse sentimento. Saia de casa, faça coisas que gosta, experimente novos sabores, novos hábitos, converse com novas pessoas. Andreia diz que é fundamental “ficar por inteiro onde você estiver”. Faça isso!

Veja mais dicas da pscicóloga intercultural sobre como lidar com a saudade de casa durante um intercâmbio.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão