Dicas de como lidar com a saudade de casa

como lidar com a saudade de casa
Não se entregue à tristeza. Saia para passear e aproveitar o país onde está morando.

O homesickness (a famosa saudade de casa) costuma acometer grande parte das pessoas, depois de um tempo morando longe do seu país de origem. Muitos intercambistas acabam sofrendo com ele e, em casos mais graves, podem desenvolver uma depressão, ou mesmo resolver antecipar a volta. Se você está passando por uma situação dessas: calma! Respire fundo e leia as dicas que a psicóloga intercultural Andrea Sebben preparou sobre como lidar com a saudade de casa.

Como lidar com a saudade de casa

Fique por inteiro onde você estiver

Você não consegue estar em dois países ao mesmo tempo. Se ficar se sentindo dividido, não estará por inteiro em lugar nenhum. É preciso se abrir para viver os hábitos e a cultura locais e se entregar ao novo. “Procure evitar o Brasil. Não tem graça nenhuma estar na Índia, por exemplo, e não viver na Índia. Vou para Nova Deli mas assino a Globo, procuro restaurantes brasileiros… fazendo isso, você não está nem lá nem no Brasil. A primeira coisa é: fique inteiro aonde você está”, alerta Andrea.

Não se apegue a fantasias, foque no que é real

Procure se vincular com a realidade e não com o imaginário. Muitas pessoas preferem ficar nas redes sociais acompanhando a vida das pessoas que estão no Brasil do que investir o seu tempo em conhecer o novo país. Não faça isso. Saia de casa, vá passear, conheça novas pessoas, experimente novos sabores. Viva a vida real e não a virtual, que está longe de você.

Cuidado: tudo que está longe parece melhor

Quando estamos longe a tendência é que a gente se apegue apenas às boas lembranças e esqueça até coisas que incomodavam, como a situação econômica ou a violência. Algumas  pessoas acabam criando uma idealização: “ah se eu estivesse no Brasil…” ,“quando eu voltar para o Brasil…”, “quando eu estava no Brasil…” Mas isso não é real.

“Coloque o Brasil na sua devida proporção, no seu devido lugar. Deixe para trás o que passou. Para começar uma história nova tem que terminar a antiga. Despeça do Brasil e não crie fantasias sobre ele”, recomenda Andrea.

Estudar fora do país tem tudo para ser uma das melhores experiências da sua vida. Procure aproveitar ao máximo esse momento! Veja mais dicas da psicóloga intercultural Andrea Sebben de como vencer as cinco principais dificuldades de fazer um intercâmbio.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão