6 dicas para evitar o Jet Lag

dicas para evitar o Jet Lag

Viagens de longa distância normalmente vem acompanhadas de um pequeno inconveniente, muito comum, especialmente nos primeiros dias, o Jet Lag. Trata-se de um transtorno temporário que acontece durante o processo de adaptação do seu organismo ao novo fuso horário. Dentre os sintomas, podemos citar o cansaço excessivo ao longo do dia, insônia, irritabilidade, dor de cabeça, e por aí vai. Certas práticas podem ajudar a afastar esse companheiro indesejado de viagem. Confira algumas dicas para evitar o Jet Lag.

Dicas para evitar o Jet Lag

Prepare-se com antecedência

Se sua viagem está chegando, comece a mudar gradativamente a rotina para acostumar o seu corpo. Se o seu destino for o ocidente, vale a pena dormir um pouco mais tarde nos dias que antecedem o embarque. Se for para o oriente, a dica é tentar ir para a cama um pouco mais cedo. Ajustar os horários das refeições também ajuda no processo de preparação.

Viaje descansado

No dia anterior ao seu embarque, tente descansar e ter uma boa noite de sono. Se possível, deixe tudo organizado com antecedência para que o período que precede a viagem não seja muito corrido. Sabemos que controlar a euforia e ansiedade de um passeio nem sempre é tarefa das mais fáceis, mas é importante tentar, para que o cansaço não atrapalhe os primeiros dias no destino.

Voe durante a noite

Quando for comprar as passagens, prefira voos noturnos, com pouso previsto para parte da manhã. Além disso, tente dormir ao longo do trajeto para minimizar a fadiga no desembarque. Uma boa forma de se preparar mentalmente para a chegada é colocar o relógio no fuso horário do país que vai visitar.

Evite dormir quando chegar

Essa é uma dica relativamente difícil para algumas pessoas, especialmente aquelas com dificuldade de dormir ao longo do voo, mas é uma das mais importantes. Se você chegar de dia, evite cochilos mais longos do que 30 minutos. Mesmo cansado, aproveite para fazer uma caminhada e passear um pouco. Um bom banho na chegada ao hotel pode ajudar bastante.

Coma bem, beba bastante água e respeite o horário local

Novos destinos podem nos levar a uma rotina alimentar completamente diferente. A dica, neste caso, é tentar não exagerar nos alimentos pesados. Especialmente no início da viagem, dê ao seu corpo o tempo necessário de adaptação com comidas mais leves e saudáveis. Café da manhã, almoço e janta, especialmente, devem ser feitos respeitando o novo fuso horário.

Além disso, abuse da água, tanto no avião quanto ao longo de sua viagem. Manter o organismo hidratado ajuda muito a reduzir a sensação de cansaço.

Exponha-se a luz

Viagem pede movimento, especialmente à luz do sol. Seu corpo vai se adaptar mais rápido se você se mexer e deixar que ele perceba que horas são. A claridade é um excelente indicador para o seu organismo saber quais são os horários certos para ficar acordado.

Gostou das dicas? Confira também a lista que preparamos com as vacinas recomendadas para viajantes internacionais.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão