Vacinas recomendadas para viajantes

Vacinas recomendadas para viajantes

Planejar uma viagem é um processo que exige atenção aos detalhes. Documentação, roteiro, mala, dinheiro. É normal que, diante de tantos afazeres, alguns pontos importantes sejam esquecidos, como por exemplo, conferir se a carteira de vacinação está em dia. Embora existam apenas duas imunizações sem as quais os viajantes não conseguem entrar em certos destinos – Febre Amarela e Meningite Meningocócia – a OMS conta com uma lista de vacinas recomendadas para viajantes, como forma de aumentar a prevenção à certas doenças e evitar a sua proliferação.

Vacinas recomendadas para viajantes

É importante ressaltar que a recomendação de vacinas pode sofrer ajustes repentinos, em caso, por exemplo, de um surto epidemiológico
no
 no local
 de
 destino. Por isso, é importante consultar, com alguma antecedência, a embaixada do país que deseja visitar, para evitar maiores dores de cabeça na hora da chegada.

Confira abaixo as vacinas recomendadas para viajantes em diferentes regiões do mundo.

África

Se você pretende viajar pelo continente africano, é importante que esteja em dia com as vacinas de hepatite A – duas doses, uma antes da viagem e outra, seis meses depois – hepatite B, febre tifoide, poliomielite e raiva, a última altamente recomendada para viajantes que vão frequentar regiões com risco elevado de incidentes com animais.

América do Sul e Central

Para os passeios realizados pela América Central e América do Sul, deve-se verificar se estão em dia as vacinas contra hepatite A e hepatite B, recomendadas para aqueles que nunca foram imunizados, bem como a aplicação de uma dose contra a febre tifoide, especialmente se você pretende interagir com alimentos que não em hotéis ou nos restaurantes mais estruturados das regiões que frequentar.

Ásia

Se o seu destino for o continente asiático, as recomendações também são pelas vacinas de hepatite A e B para àqueles que ainda não foram imunizados, febre tifoide e raiva, principalmente se a região visitada tiver alta incidência de morcegos.

Indonésia e Índia

Para àqueles que pretendem viajar pela Indonésia, para além das imunizações contra hepatite e febre tifoide, existe uma recomendação especial para a vacina contra Raiva, uma vez que o número de cães infectados com a doença no país é bem alto. No caso da Índia, é importante que se tome o reforço da prevenção contra a poliomielite, doença muito comum no país.

Europa

Para viagens à Europa, é recomendando vacinação contra rubéola e sarampo, principalmente se o destino for o leste Europeu. Recomenda-se que a imunização seja feita pelo menos 15 dias antes do embarque, através da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo).

Países como Austrália, Nova Zelândia e Japão tendem a ser mais tranquilos nesse assunto. No entanto, vale conferir o cartão de vacinas para ter certeza de que estão em dia as imunizações contra difteria-tétano, tríplice viral, hepatite A, hepatite B e febre tifoide.

Para saber quais são os países que exigem vacinação contra a febre amarela, acesse o artigo que fizemos sobre o assunto.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão