7 curiosidades sobre o Japão

curiosidades sobre o Japão

O Japão é um país repleto de tradições milenares e carrega consigo algumas características mundialmente reconhecidas como a disciplina de seu povo e a grande paixão por tecnologia. Outras, no entanto, são bastante peculiares e à primeira vista, podem causar alguma surpresa. Confira 7 curiosidades sobre o Japão.

Curiosidades sobre o Japão

Todo mundo é alfabetizado

No Japão, a taxa de alfabetização para pessoas acima dos 15 anos é de praticamente 100%, reflexo da grande importância que o país dá para a educação. Além disso, o índice de frequência escolar por lá é de 99,98%.

Aprender praticando, desde cedo

Nas escolas do Japão, são os alunos e professores os responsáveis por manter limpos salas de aula e refeitórios. Uma forma de ensinar, desde cedo, a importância da organização e do cuidado com os espaços públicos do país.

Ruas sem nome

Boa parte das ruas do Japão não tem nome. Por lá, os habitantes se localizam à partir dos quarteirões, que são numerados. As exceções são pouquíssimas, e normalmente se aplicam às vias principais.

Trabalho, muito trabalho

As jornadas de trabalho praticadas pelo povo japonês são bastante longas. É muito normal que um trabalhador exerça suas atividades das 9:00 da manhã à meia noite, todos os dias. O excesso de horas deu origem ao inemuri, prática de tirar alguns cochilos no expediente. A iniciativa é, inclusive, muito bem vista. Um indicativo de que o profissional tem se esforçado para cumprir com todas as suas obrigações.

Adoção de adultos

Boa parte das adoções no Japão são de pessoas adultas, normalmente de homens entre 20 e 30 anos. Estima-se que o número chegue a 98%. A prática é realizada, em sua grande maioria, por donos de empresa sem herdeiros diretos. A ideia é conseguir passar adiante o nome da família.

Montanhas e vulcões

70% do território japonês é composto de montanhas. Nessa conta, estão inclusos quase 200 vulcões ativos.

Shushi não é um alimento tradicional

Se engana quem pensa que o sushi é a comida tradicional do país. Além de não ser consumido com tanta frequência, ele só foi introduzido à culinária japonesa na década de 80, e os responsáveis foram os noruegueses.

Os itens mais consumidos pelo japonês são arroz, sopa, macarrão e legumes, ingeridos, inclusive, no café da manhã. Aparentemente, a dieta é bastante saudável. Além do Japão ser o país com maior expectativa de vida do mundo, com média de quase 84 anos, por lá existem mais de 50.000 pessoas com idade superior aos 100 anos.

Ficou curioso para conhecer mais sobre o Japão? Confira também a nossa lista com 6 motivos para fazer intercâmbio no país.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão