5 curiosidades sobre o Parque Guell em Barcelona

Barcelona - Park Guell, Spain

Barcelona é um daqueles destinos que parece unanimidade. A cidade reserva atrações que encantam pessoas de todas as idades, gostos e estilos. Seja por sua animada noite, pela praia cercada de gente jovem, pelos jogos no Camp Nou ou pela arquitetura que preenche os olhos. Atrações não faltam por lá. Mas se pudermos destacar um endereço que atrai todos os públicos, não há dúvidas: esse lugar é o Parque Guell.

Um ícone da cidade, o local reserva obras impressionantes do arquiteto Antoni Gaudí, o principal nome por trás do estilo e arquitetura catalã. É impossível não se encantar pelos coloridos que compõem o parque, que ainda reserva uma vista privilegiada da cidade.

Curiosidades sobre o Parque Guell

Mesmo quem já conhece esse cartão postal pode se surpreender com essas curiosidades sobre o local. Confira:

Era pra ser um condomínio residencial

O parque foi projetado para ser um conjunto de casas de luxa que seriam vendidas para a burguesia da época. No entanto, pode acreditar: o projeto não agradou! Das 60 casas que, inicialmente, comporiam o local, apenas duas foram construídas, sendo que em uma delas o próprio Gaudí morou por alguns anos.

A casa não foi projetada por Gaudí

A casa que serviu de residência para Gaudí, curiosamente, não foi projetada por ele, e sim por seu assistente Francesc Berenguer, entre 1904 e 1906. Após sua morte, a casa foi colocada à venda e o valor foi destinado para as obras da Sagrada Família, um pedido feito pelo próprio Gaudí em seu testamento. Atualmente, a casa é um museu, que pode ser visitada pelos turistas que vão ao Guell. No entanto, o ingresso é cobrado à parte.

“A sala das 86 colunas”

Um dos locais mais conhecidos do parque é a sala Hipóstila, que foi projetada para receber, semanalmente, um mercado para atender aos moradores do condomínio. E, embora seja famosa como a “sala das cem colunas”, na realidade, a quantidade exata é 86.

A casa de “João e Maria”

Logo na entrada do parque, o visitante se depara com duas casas que foram inspiradas na história Hansel e Gretel (no Brasil, “João e Maria”), dos irmãos Grimm. Não é difícil perceber a referência da casa de doce da Bruxa, que marcou a infância de muita gente.

A melhor vista

Para quem não resiste a um bom local para assistir ao pôr-do-sol, o melhor local para isso dentro do parque Guell é o “Calvário”. Localizado no topo, inicialmente ali seria uma capela, que não chegou a ser construída. Dali é possível ver toda a cidade, desde a praia até a icônica Sagrada Família.

O Parque Guell é um lugar que reserva diversas surpresas e curiosidades, que fazem com que esse seja um local imperdível e que pode ser visitado diversas vezes, pois sempre irá impressionar!

Confira curiosidades sobre a cultura espanhola!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão