PTE Academic: saiba tudo sobre o teste

pte academic
O PTE é um exame feito todo via computador. Foto: ISTock

Além do visto, uma das preocupações das pessoas que querem fazer um curso fora (que não seja de idioma) é o exame de proficiência em inglês, que a grande maioria das instituições exige. Os três mais famosos são: TOEFL, IELTS e o PTE. Os dois primeiros são mais conhecidos mas o PTE tem sido cada vez mais procurado por ser mais uma opção de teste via computador, além do TOEFL.

As vantagens do PTE Academic

O Pearson Test of English (PTE) Academic é aceito em instituições na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros. O site oficial do teste traz a lista de instituições, por país e cidade que aceitam o teste- que é válido por dois anos.

A opção que é geralmente solicitada pelas instituições de ensino e para fins de visto é a do PTE Academic e não do General. Fique bem atento a isso quando for agendar a sua prova.

O agendamento pode ser feito pelo site oficial. E uma das principais vantagens do PTE é a grande disponibilidade de datas existentes. O IELTS, por exemplo, tem menos opções e, muitas vezes, se a pessoa está com os prazos apertados, acaba tendo que viajar para realizar as provas em outros Estados, onde ainda tenham vagas.

Os dois outros diferenciais deste teste são: o preço (ele é mais barato que os outros) e o prazo para a liberação do resultado- que sai em até cinco dias úteis.

Como funciona o PTE Academic

O PTE Academic tem a duração de três horas e é todo realizado via computador. Ele é dividido em três etapas: a primeira é de speaking e writing (fala e escrita), a segunda de reading (leitura) e a terceira é de listening (escuta). O aplicante tem a opção de fazer um único intervalo de dez minutos, caso queira.

As instituições costumam exigir uma pontuação mínima de média geral no teste e uma para cada uma das quatro habilidades. E a quantidade de pontos exigida pode variar de acordo com o programa de estudos: cursos de pós-graduação, por exemplo, podem solicitar uma média um pouco maior.

Como estudar para o PTE

O ideal é sempre fazer aulas com um professor especializado no teste que poderá te dar exercícios e dicas focadas nele. Mas se o seu orçamento está apertado, não se preocupe: você vai encontrar vários materiais e simulados disponíveis na Internet. O site do teste traz algumas opções e o YouTube tem vários canais com exercícios, como o PTE Gold. Uma outra dica é procurar também canais de aplicantes que conseguiram boas notas e dão dicas desde como estudar até como usar melhor o microfone na hora da prova.

Para testes realizados em computador, o treino é essencial, já que você terá um tempo cronometrado para a maioria dos exercícios. Então faça bastante simulado, estude muito e boa sorte!

Clique aqui para ver informações sobre solicitações de visto de estudos para a Austrália.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão