Intercâmbio: Trabalho voluntário na Colômbia

Ter contato com uma nova cultura e aprender um novo idioma, muitas vezes, são os pontos iniciais que levam uma pessoa a fazer intercâmbio. Mas para outras, é preciso mais. Elas querem que a experiência também sirva para evoluir espiritualmente e, de alguma forma, ajudar o outro. E essa foi a motivação que levou a estudante de 21 anos Júlia Bahia Valadares a fazer um intercâmbio voluntário na Colômbia.

Trabalho voluntário na Colômbia

Durante dois meses, a rotina de Júlia foi completamente diferente da sua vida no Brasil. Todos os dias, ela trabalhava de manhã e a tarde em uma creche de crianças carentes, que era coordenada por freiras. “O meu dia-a-dia era: chegar lá, fazer brincadeiras e atividades com as crianças para distraí-las e ensinar valores que a maior parte das vezes a família não ensinava”, recorda.

Embora no início tenha passado pelo período normal de se adaptar a um novo local, Júlia diz ter se acostumado bem.  A recepção que recebeu, logo no primeiro dia, certamente, colaborou para isso: “No dia em que eu cheguei à creche, todas as crianças vieram me abraçar. Elas transmitiam uma felicidade imensurável, mesmo diante de todas as situações que passam e isso me marcou profundamente”.

O contato com uma realidade tão diferente marcou a estudante. A experiência que vivenciou em nosso país vizinho, por apenas oito semanas, resultou em aprendizados para toda a vida: “Esse voluntariado me trouxe uma visão nova sobre o mundo e as pessoas. Me fez ser mais humilde e mais humana, aceitar que eu erro e saber pedir ajuda, assim como a fazer o bem sem esperar nada em troca”, conta.

Para quem também deseja fazer um trabalho voluntário, mas não sabe por onde começar, a Colômbia pode ser uma boa escolha. Você pode entrar como turista e só precisa apresentar a carta do trabalho voluntário para garantir um carimbo no passaporte.

Júlia diz que, mais do que saber o essencial do idioma local, é preciso ter vontade de trabalhar sem receber nada em troca. “Acho que você tem que ir com a cabeça muito aberta para passar situações que nunca passou antes, a errar e aceitar seus erros, a ver situações que não eram comuns para você e tirar um aprendizado disso tudo”, aconselha. Para quem tem dúvidas se vale a pena, a Júlia gostou tanto que já planeja repetir a experiência em outro país. Índia ou Tailândia são os possíveis futuros destinos da jovem.

E você? Já pensou em fazer um trabalho voluntário em outro país? Para se inspirar ainda mais, confira o relato de um casal que passou algumas semanas trabalhando na África do Sul como voluntários.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão