5 motivos para fazer intercâmbio na Suécia

intercâmbio na suécia

Apesar de não aparecer entre as opções mais procuradas pelos estudantes brasileiros, um intercâmbio na Suécia pode ser uma excelente opção. O país, que possui índices invejáveis de desenvolvimento humano e qualidade de vida, oferece uma série de atrativos, especialmente para quem é ligado em assuntos como sustentabilidade e inovação, ou para quem gosta de esquiar. Veja porque vale a pena fazer intercâmbio na Suécia.

Motivos para fazer intercâmbio na Suécia

Polo de Inovação

A Suécia é reconhecida mundialmente como um polo de inovação tecnológica. As escolas e universidades locais prezam e estimulam que os estudantes desenvolvam autonomia, criatividade e pensamento disruptivo. Não à toa, o país é berço de muitas empresas reconhecidamente inovadoras – e muito presentes em nossas vidas – como o Skype e o Spotfy, por exemplo. Já imaginou um estágio em uma delas?

Sustentabilidade

Na Suécia, sustentabilidade é um assunto muito sério. Estocolmo, a capital do país, é uma das líderes do ranking das cidades mais verdes do mundo. Os números ligados ao tema impressionam. Os suecos mantém preservadas quase 70% de suas florestas e reaproveitam praticamente 99% dos resíduos que produzem (isso mesmo, 99%!). Além disso, 93% da população tem como costume se locomover a pé, de bicicleta ou através de transporte público.

Ensino barato, de qualidade… e em inglês.

Três universidades suecas estão entre as 100 melhores do mundo. São elas a Universidade de Estocolmo, Universidade Uppsala e o Instituto Karolinska.

Além disso, o custo para estudar em uma dessas instituições é bem menor do que em universidades tradicionais dos Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo. E para melhorar, o país possui uma série de cursos oferecidos em inglês, voltados exatamente para atrair estudantes estrangeiros.

Contato com a natureza

A Suécia é repleta de paisagens naturais como florestas, lagos e montanhas. Por lá, a interação com o meio ambiente é uma rotina, especialmente nos períodos mais quentes do ano. O inverno, embora muito frio, cria condições excelentes para quem gosta de esquiar. São mais de 200 regiões propícias à prática do esporte, uma delas, a estação de Åre, considerada por muitos especialistas a melhor do mundo.

Facilidade para viajar

A proximidade com os principais países europeus faz da Suécia um excelente destino para quem quer usar o tempo livre para viajar. É muito comum encontrar vôos super acessíveis para França, Itália, Alemanha, República Checa, Inglaterra. Isso sem falar na possibilidade de conhecer outros paraísos nórdicos como Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia.

Quer mais opções de intercâmbio próximo a estações de esqui? Clique aqui e confira a lista que preparamos para você.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão