Como levar dinheiro em viagem para o exterior

levar dinheiro em viagem para o exterior

Escolhido o destino de seu intercâmbio ou passeio, é chegada a hora de pensar em algumas questões práticas. Uma das mais importantes é como levar dinheiro em viagem para o exterior. As opções são diversas, seja em espécie, seja utilizando um cartão internacional. Confira a lista que preparamos com as vantagens e desvantagens de cada um desses meios, e escolha a mais adequada para você.

Como levar dinheiro em viagem para o exterior

Dinheiro em espécie

Levar dinheiro em espécie é a opção mais barata. Efetuando a troca da moeda no Brasil, você economiza 6% em relação aos outros meios disponíveis em cada compra ou pagamento que fizer, graças à diferença do IOF. Além disso, não é preciso se preocupar com taxas bancárias ou variações cambiais repentinas. Outra grande vantagem é o fato de que ele sempre será aceito em qualquer estabelecimento, ao contrário dos cartões de crédito, por exemplo. Para os menos controlados, fica mais fácil evitar surpresas e excessos aos quais estamos sujeitos quando compramos no crédito, especialmente diante das muitas tentações que uma viagem internacional oferece.

A principal desvantagem é a segurança, afinal, em caso de perda ou roubo o prejuízo será todo seu.

Cartão Internacional

Os cartões são as opções mais práticas disponíveis para quem vai viajar. Se você tem um cartão e nele consta a inscrição internacional, basta leva-lo em sua carteira e começar a usar.

Crédito

A grande questão atrelada a esse meio de pagamento são as surpresas que podem aparecer com a conversão do câmbio, já que a cotação da moeda no momento do fechamento da fatura pode estar mais alta do que no dia da compra. Além disso, incidem sob as transações no cartão de crédito IOF acima dos 6%. Por isso, se a sua escolha for por este meio é fundamental que os gastos sejam bem planejados e o controle seja feito com atenção.

Débito

Similar ao crédito em relação ao IOF, o débito tem como vantagem o fato de que a transação é feita no momento da compra, por isso, vale para moeda estrangeira a cotação do dia. Além disso, o cartão te dá a possibilidade de realizar saques, sujeitos a taxas específicas de cada banco.

Cartão pré pago

Os cartões pré-pagos funcionam como os cartões de débito, no entanto, eles não são vinculados a sua conta corrente. Você carrega com o valor que deseja levar para o exterior e pode gastar até zerar. São práticos, permitem saques e podem ser recarregados facilmente. Além disso, oferecem a possibilidade de inclusão de diferentes moedas no mesmo cartão, ideal para quem vai explorar vários países. O IOF é mais alto que o dinheiro, normalmente similar aos cartões internacionais. Uma boa vantagem é que em caso de perda ou roubo, a reposição é feita rapidamente (normalmente em até 72 horas), com o mesmo valor que havia antes.

Banco Neon

Se você vai passar mais tempo no exterior, por exemplo, para um intercâmbio, o Banco Neon pode ser uma excelente opção para você. Além de oferecer taxas bem menores do que os bancos convencionais, todas as suas operações são controladas pelo celular. Clientes Neon contam com atendimento 24 horas, durante sete dias por semana, trazendo segurança e praticidade diante de qualquer imprevisto.

Conheça mais motivos pelos quais o Neon pode ser uma ótima opção para quem vai estudar fora do país.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão