Top 5: Destinos mais bike friendly do mundo

Amsterdã é conhecida pela grande quantidade de bicicletas, principal meio de transporte da população da cidade.

Alugar uma bicicleta e desbravar um novo destino em cima de duas rodas pode se revelar uma ótima maneira de vivenciar a cidade. Há lugares, inclusive, que parecem ter sido planejadas justamente para isso. A Europa é repleta de cidades conhecidas como bike friendly, que são aquelas que estão preparadas para os ciclistas, garantindo segurança para as pedaladas.

Destinos mais bike friendly do mundo

A cada dois anos, a Copenhagenize Design Company promove um ranking das cidades mais bike-friendly do mundo. São considerados critérios como cultura da bicicleta, infraestrutura, segurança, políticas públicas e aceitação social. Confira o top 5 da última lista, que foi divulgada em 2015 e contou com a avaliação de 122 cidades em todo o mundo.

Copenhagen, Dinamarca

A Top 1 no ranking é a capital dinamarquesa. Por lá, metade da população usa a bicicleta como meio de transporte. A cidade conta com mais de 400 quilômetros de ciclovias, sendo que a mais movimentada dela recebe mais de 40 mil bikes por dia. Segundo a Copenhagenize Design Company, no centro de Copenhagen, há 520 mil moradores e nada menos do que 560 mil bicicletas. Isso mesmo! Mais bikes do que habitantes!

Amsterdã, Holanda

Impossível pensar em um bom destino para andar de bicicleta e não vir à mente a Holanda. Quem já foi à Amsterdã sabe bem que as bikes fazem parte do cenário da cidade, em meio aos canais. Por lá, metade da população pedala diariamente e o estacionamento da Estação tem capacidade para mais de 8 mil bicicletas.

Utrecht, Holanda

Mais uma vez, a Holanda aparece bem colocada no ranking. Utrecht, que possui  335 mil habitantes, nessa semana, inaugurou o maior estacionamento de bicicletas do mundo. Localizado na estação central da cidade, o local tem 17,1 mil metros quadrados e pode abrigar até 6 mil bikes. No entanto, outras 6.500 vagas ainda serão criadas até o final do ano que vem. E pode acreditar: a população não está feliz e acredita que esse número não é suficiente.

Estrasburgo, França

Essa é a cidade da França que mais utiliza a bike como meio de transporte. E não é a toa. O local possui mais de 580 km de ciclovia e oferece um sistema eficiente e barato de empréstimo de bicicletas.

Eindhoven, Holanda

Alguma dúvida de que a Holanda é o país das bikes? Eindhoven tem um atrativo a mais: o Hovenring, que é uma rotatória suspensa exclusiva para bikes.

Já imaginou conhecer essas cidades em cima de uma magrela? Outra forma muito diferente de apreciar uma paisagem é do alto. Que tal um passeio de balão? Confira nosso post sobre o tema!

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão