Passagens aéreas baratas: Dicas, verdades e mitos

passagens aéreas baratas

Você já deve ter ouvido por aí, uma série de dicas sobre as melhores formas de se comprar passagens aéreas baratas. Provavelmente, até conhece alguém que já pagou muito pouco por bilhetes para aquele destino dos sonhos, ou quem sabe, já conseguiu, você mesmo, fazer uma viagem incrível com tarifas baixíssimas. Mas afinal de contas, será que existe uma regra ou fórmula mágica para conseguir adquirir as passagens nas melhores condições possíveis? Conversamos com a executiva de vendas da empresa Rextur Advance, Roseane Silva, que nos deu dicas, e esclareceu alguns mitos sobre o assunto. Confira.

Dicas para comprar passagens aéreas baratas

Perguntada sobre a existência de uma melhor data para compra de passagens, Roseane fez questão de ressaltar que, a principal regra para garantir bons preços, é não deixar para última hora. “Com um ano de antecedência, as companhias aéreas já liberam as tarifas, daí, os clientes possuem mais opções de disponibilidade de voo e melhores preços”. Obviamente, pode acontecer de surgir alguma grande promoção depois da compra efetuada, no entanto, esperar, pode ser um grande risco, uma vez que não existem garantias de que isso vá acontecer. Segundo a executiva, de forma geral, “quanto mais próxima a compra da data do voo, mais alta a tarifa”.

Mitos e verdades sobre a compra de passagens

É possível que você já tenha ouvido, por exemplo, que é mais vantajoso comprar passagens durante a madrugada, ou que as tarifas tendem a ser mais baixas nos finais de semana. Neste caso, Roseane indica que, o que acontece é que o volume de pessoas tentando comprar os bilhetes em horário comercial, especialmente quando as companhias aéreas divulgam uma promoção, é muito grande. “Daí, pode haver, por exemplo, o congestionamento de site, portanto é mais fácil conseguir efetivar a compra durante a noite, mas por causa da diminuição de compradores e não por a tarifa ficar mais baixa neste horário”, ressalta. A consultora indica também que a regra do final de semana vale, desde que haja alguma promoção vigente.

Agência de viagem x compra por conta própria

Além de tentar se planejar para adquirir os bilhetes com antecedência, Roseane recomenda aos viajantes que prefiram as compras por agências de viagem, “pois elas possuem negociações melhores de preços, além de diferentes canais para conseguir melhores tarifas”. Além disso, as empresas especializadas no assunto, possuem uma estrutura de suporte ao consumidor, para evitar situações de estresse no caso de imprevisto. “Caso o cliente tenha algum problema, não irá precisar ficar horas e dias tentando resolver direto na companhia (que é o que acontece). O agente de viagens já tem todos os contatos para resolver estas questões e dar o auxílio necessário”, ressalta.

Caso sua ideia seja fazer a compra por conta própria, vale ficar atento às redes sociais e aplicativos que indicam promoções de bilhetes. Neste cenário, pode acontecer de você se deparar com uma mega oferta e conseguir adquirir passagens com preços muito baixos. No entanto, de forma geral, será preciso que tenha alguma flexibilidade para encaixar a sua viagem na data específica para a qual as tarifas especiais são válidas. É importante ressaltar que promoções não são a regra, mas a exceção, e que a melhor forma de gastar menos, em condições normais, continua sendo o planejamento e a antecedência.

Já pensou comprar uma passagem para viajar na classe econômica e acabar voando de executiva, ou até de primeira classe? Confira o artigo que preparamos com algumas dicas para conseguir um upgrade no seu voo. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão