Saiba mais sobre a suspensão da emissão de passaporte

emissão de passaporte suspensa
A partir de 27 de junho de 2017, às 22h, a emissão de passaportes brasileiros foi suspensa.

No dia 27 de junho, os brasileiros foram pegos de surpresa com uma (má) notícia: foi suspensa a emissão de passaporte a partir desta data. Segundo nota divulgada no site da Polícia Federal, “a medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.

Emissão de passaporte suspensa

Aqueles que fizeram a solitação e tiveram o atendimento completado (e confirmado) até o dia 27 de junho não precisam se preocupar: irão receber o passaporte normalmente.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos posts da Polícia Federal continuam sendo realizados. “Quem está agendado, pode comparecer na data prevista e quem pagou a a taxa, mas não agendou, pode agendar e será atendido normalmente. Porém mas, nos dois casos, não há data para confecção do documento e posterior entrega”, explica Christiane Oliveira, sócia da UP Vistos.

Prazos de validade do passaporte exigidos fora do Brasil

Se você está com viagem marcada para o exterior, é fundamental checar qual é o prazo de validade do passaporte exigido pelo seu país de destino.

Estados Unidos

Como o Brasil faz parte do “Six month club”, só é exigido que a estadia dos brasileiros no país esteja dentro da validade do documento.

México, Austrália, República Dominicana, Rússia, Índia, Tailândia, China, Japão, Reino Unido e Irlanda

É necessário que o passaporte tenha validade de pelo menos seis meses, contando a partir da data que o viajante sair do Brasil.

União Européia, Nova Zelândia e Panamá

A regra é que o passaporte esteja válido por mais três meses, a partir da data de saída do país.

África do Sul

Para a África do Sul, a regra é que o passaporte esteja válido por pelo menos um mês a partir da data de saída.

A maioria dos demais países costuma solicitar passaporte com validade de seis meses. Mas o ideal é confirmar com o consulado ou embaixada do seu país de destino.

E importante: os prazos informados acima se referem à entrada como turista. Caso vá como estudante ou à negócios, os prazos exigidos costumam ser maiores.

Além de um passaporte dentro da validade exigida, também é fundamental checar se o seu país de destino exige visto para entrada como turista. Confira aqui os países que exigem visto de turismo dos brasileiros.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão