Saiba como solicitar visto para a Nova Zelândia

visto para a nova zelândia
A cidade de Auckland é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Foto: IStock

Nova Zelândia, Canadá e Austrália são os destinos preferidos pelos brasileiros que buscam por um intercâmbio. E segundo Christiane Oliveira, sócia da UP Vistos, a demanda pela Nova Zelândia tem aumentado bastante nos últimos tempos. Se você quer curtir as suas férias aproveitando as paisagens paradisíacas e se aventurando nos esportes radicais ou se pretende passar um tempo estudando no país, confira as informações que preparamos sobre como solicitar visto para a Nova Zelândia.

Quem vai tirar férias precisa de visto para a Nova Zelândia?

A boa notícia é que a Nova Zelândia está entre a lista dos países que não exigem visto de turismo para aqueles que forem permanecer por até 90 dias. Se essa for a sua intenção, basta providenciar o que geralmente é de praxe para viagens internacionais: um passaporte válido, passagem de ida e volta dentro do período permitido, hospedagem e uma quantidade suficiente de dinheiro para se manter por lá durante o tempo que permanecer. Para três meses, geralmente é necessário uma quantia de NZ 1.250,00.

Processo de solicitação de visto de estudante para a Nova Zelândia

O processo de solicitação para o visto de estudante é todo online, como o da Austrália. Uma das principais vantagens disso é que o requerente pode fazer a solicitação de visto para um outro país, ao mesmo tempo. Ou mesmo fazer a solicitação durante uma viagem.

Os documentos solicitados são os mesmos geralmente exigidos em qualquer processo normal de visto: comprovação de renda, como extratos bancários, imposto de renda, contracheques – pessoais e de parentes próximos que possuam uma renda relevante; além de comprovante de escolaridade, certificados de cursos realizados e, para o visto de estudos, a documentação da escola. Confira o site oficial para ver a lista de documentos e formulários necessários.

A Nova Zelândia tem uma particularidade: aqueles que forem permanecer mais de 6 meses (24 semanas) precisam tirar um raio X do tórax com um médico credenciado.

O prazo médio de análise dos vistos tem sido de três semanas. A validade geralmente é de até 30 dias após o término do curso. E um dos motivos pelo qual o país entrou na lista dos destinos mais procurados pelos brasileiros é que o visto também permite que o estudante trabalhe 20 horas semanais.

Segundo Christiane Oliveira, o índice de recusa ainda é muito baixo. Mas como a demanda aumentou consideravelmente nos últimos anos, é preciso ficar atento a alguns itens importantes. Ela sugere a elaboração de uma “carta de intenção”, na qual você explique porque deseja fazer aquele curso, o que pretende fazer quando voltar ao Brasil e conte um pouco da sua trajetória estudantil e profissional. Essa carta é a oportunidade de justificar coisas que os documentos não mostram. Além disso, Christiane alerta que é necessário ficar muito atento à escolha do curso e da instituição na qual vai estudar: “Alguns alunos fecham uma escola baratinha só para conseguir o visto. Mas as instituições de ensino têm sido avaliadas e algumas são, inclusive, impedidas de realizar matrículas. Uma boa escola, um bom programa, que tenha a ver com o seu foco de estudos, é fundamental”. Este é um dos motivos de visto negado, segundo ela, junto com apresentação de documentação falsa ou histórico de imigração ilegal do requerente ou de parentes próximos.

Ainda não decidiu onde irá fazer o seu intercâmbio? Fizemos uma série de artigos sobre os destinos mais populares entre os brasileiros. Confira tudo sobre como tirar o visto para o Canadá, Austrália e Estados Unidos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão