5 motivos para fazer intercâmbio em 2018

intercâmbio em 2018

Virada de ano é sempre um período de muitos planos e promessas. Fica no ar um sentimento de renovação que nos faz sonhar com novos hábitos, desafios e aprendizados. Uma boa sugestão de resolução de ano novo: fazer intercâmbio. São muitos os benefícios que a experiência pode te oferecer. Conhecer uma nova cultura, pessoas diferentes, aprender idiomas. Se a ideia te agrada, confira abaixo cinco bons motivos para fazer intercâmbio em 2018, e já comece a se planejar.

Motivos para fazer intercâmbio em 2018

Aprimoramento do currículo

Boa parte das vagas de trabalho qualificado no Brasil, demandam o domínio de, pelo menos, três idiomas. Inglês e espanhol já se tornaram pré-requisitos básicos no currículo e línguas menos comuns como francês, alemão e mandarim começar a ser muito bem vistas por gestores de RH. E não há maneira melhor de dominar um idioma do que convivendo com ele no seu dia-a-dia, certo? Além disso, uma experiência de intercâmbio pode ser o primeiro passo para quem pretende, no futuro, buscar vagas de trabalho fora do país.

Sair da zona de conforto

Estudar fora é um processo cheio de desafios. A necessidade de aprender a se virar sozinho, ter de lidar com a saudade, se habituar a um novo clima, cultura, e por aí vai, são algumas das situações com as quais é preciso conviver no período. Todos esses perrengues são excelentes para nos tirar da zona de conforto, fazer crescer e amadurecer.

Conhecer pessoas

Ainda que você adore a convivência com sua família e esteja satisfeito com os amigos que tem, conhecer gente nova é sempre incrível. Especialmente pessoas com histórias, crenças e hábitos tão diferentes daqueles com os quais estamos acostumados em nosso dia a dia. A experiência no exterior vai transformar para melhor o seu ciclo de amizades, incluindo gente de vários cantos do planeta.

Conhecer você mesmo

A necessidade de ter que lidar com situações diferentes da que está acostumado no país de origem, muitas vezes tendo apenas você mesmo como suporte, é uma excelente forma conhecer e ampliar os próprios limites. Em um intercâmbio a gente acaba descobrindo novas habilidades que nem imaginava ter, se livrando de antigos rótulos e construindo uma imagem nova (e melhorada) de si mesmo.

Valorizar as pequenas coisas

No exterior, é bem provável que você tenha de aprender a viver com muito menos conforto do que na casa de seus pais. Além disso, vai aprender a ser prático, já que sua vida precisará caber em, no máximo, duas malas. Numa época tão cheia de reflexões sobre os excessos do dia-a-dia e a importância de ser feliz com o mínimo possível, passar por uma assim é a melhor forma de aprender a dar valor as pequenas coisas.

Gostou da ideia? Para começar a se planejar, confira os principais gastos que antecedem um intercâmbio. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão