Gastos que antecedem o intercâmbio

gastos que antecedem o intercâmbio

Um bom planejamento financeiro está entre as etapas mais trabalhosas e importantes de um intercâmbio. São muitas as variáveis que precisam ser consideradas. Custos com documentação, descolamento, escola, estadia. Além disso, é preciso levar em conta o tempo de permanência no destino, período do ano em que a experiência vai acontecer, além de questões como variação cambial e passeios, por exemplo. Algumas delas, devem ser custeadas antes mesmo do estudante embarcar para o período de estudos. Confira quais são estes gastos que antecedem o intercâmbio, para que você faça o seu planejamento de maneira organizada e evite maiores surpresas.

Gastos que antecedem o intercâmbio.

Passaporte

O primeiro passo e gasto necessário para qualquer pessoa que deseja sair do país é obter um passaporte, documento de identificação de brasileiros no exterior. A emissão é feita pela polícia federal, em um processo que se inicia com o cadastramento no site da instituição e pagamento da guia no valor de R$ 257,25.

Visto

Dependendo do destino e do período de duração do seu intercâmbio, será necessário investir uma quantia na obtenção de um visto de estudante. O valor varia de país para país. Se você vai estudar nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se um gasto aproximado de 360 dólares. Se for para Canadá, deve gastar algo em torno de 150 dólares canadenses. Países europeus, por exemplo, não exigem visto de brasileiros para cursos com duração de menos de 90 dias. Períodos mais longos, no entanto, também vão demandar um investimento para obtenção da permissão de estudos.

Passagem aérea

Os custos de passagens aérea variam muito dependendo do período e do destino escolhido, e comprar com antecedência é sempre uma grande vantagem. Uma boa dica é ficar atento aos aplicativos e redes sociais que indicam promoções de voos, para quem sabe, conseguir economizar uma boa quantia com o deslocamento.

Vale destacar que algumas companhias aéreas, costumam conceder benefícios para pessoas que comprovam estar matriculadas em cursos no exterior, como tarifas mais baixas, paradas gratuitas em destinos de conexão e flexibilidade na alteração de datas. Importante também ressaltar que, antes de sair do Brasil, você precisará comprar tanto a passagem de ida quanto de volta.

Escola

Os valores de uma escola no exterior dependem de uma série de variáveis. Local, duração, tipo de curso, perfil da escola, carga horária escolhida, dentre outros. No entanto, é importante que quem pretende fazer intercâmbio, saiba que esse é, provavelmente, o maior dos investimentos a ser feito. É importante lembrar que as instituições de ensino, normalmente, exigem comprovação financeira que garanta que o estudante e sua família tem condição de arcar com as despesas relacionadas ao curso. A comprovação também é obrigatória para a obtenção do visto de estudante. A dica, no caso, é fazer uma pesquisa apurada para encontrar um curso que caiba no seu orçamento.

Acomodação

Outra importante decisão que impacta diretamente no valor final do intercâmbio é a escolha do tipo de acomodação. Os gastos variam de acordo com o país de destino, o período do intercâmbio e o tipo de moradia escolhida. Casas de família, costumam sair mais em conta do que outros tipos de hospedagem.

Seguro-Viagem Internacional

Se você vai passar um tempo fora do país, independente do período, investir em um seguro-viagem é indispensável. Custos com emergências médicas no exterior são muito altos, e um seguro vai te dar bastante segurança e tranquilidade. Influenciam no custo fatores como idade, cidade e país de destino, modalidade da viagem, dentre outros. Se você vai fazer uma cotação, compare pelo menos três propostas para ter segurança de que está conseguindo a melhor relação custo-benefício.

Transfer

O transfer de chegada ou saída do aeroporto é obrigatório em alguns destinos para estudantes menores de idade, e também é um custo que deve ser contemplado no planejamento prévio. Os valores, mais uma vez, variam de acordo com destino, distância e moeda vigente.

O mais importante, no processo como um todo, é que você se sinta amparado por um bom consultor, para que programe bem as suas despesas e consiga viabilizar o seu intercâmbio sem maiores surpresas.

Confira também quais são as melhores formas de levar dinheiro para o exterior.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão