11 superstições de ano novo curiosas pelo mundo

superstições de ano novo

Na virada do dia 31 de dezembro para o dia primeiro de janeiro, bilhões de pessoas ao redor do mundo vão celebrar a passagem do ano, começando das ilhas de Kirbati, no pacífico e terminando na Ilha Midway, em Samoa, último lugar do planeta a celebrar a chegada do novo ciclo. Ao longo de 24 diferentes fusos horários, serão feitos os mais diversos votos, além claro, de simpatias e tradições para tentar garantir um período repleto de sorte, amor e prosperidade. Confira a seguir, algumas curiosas superstições de ano novo praticadas ao redor do mundo.

Superstições de ano novo curiosas pelo mundo

Canadá

Se no Brasil os hábitos mais comuns são os pular ondinhas na praia, comer lentilha e engolir sementes de romã, no Canadá, os mais supersticiosos costumam praticar o mergulho do urso polar. Se o nome já te fez ficar com frio, então imagine entrar nas águas gélidas do país, com temperaturas abaixo de zero, como estímulo para se cumprir as promessas feitas no ano novo? Pois se a sua ideia é passar o ano novo em terras canadenses e participar da tradição, esteja preparado e boa sorte.

Holanda

O mergulho em águas congeladas também é muito comum entre os holandeses, que além disso, tem como hábito fazer fogueiras públicas para queimar árvores de Natal. Tudo em busca de mais sorte e prosperidade.

Irlanda

No país repleto de intercambistas brasileiros, um hábito estranho usado para afastar os maus espíritos e trazer sorte no novo ciclo, é bater com um pão nas paredes da casa na hora da virada.

Dinamarca

Ao invés de ondas, os dinamarqueses têm como hábito pular de cadeiras à meia noite. Segundo consta, o salto serve para obter sorte no novo ano. Além disso, é tradição no país deixar comida servida em pratos na porta da casa de pessoas queridas, ou até mesmo, louças quebradas. É possível dizer, inclusive, que quanto mais comida e caco na entrada da residência, mais amigos aquele morador tem.

Espanha

Em terras espanholas, a chegada do novo ciclo pede que se comam 12 uvas, uma para cada badalada do relógio à meia-noite, na esperança de um ano repleto de sorte.

Romênia

Os romenos têm um hábito para lá de esquisito, mas que provavelmente vai agradar aqueles apaixonados por seus animais de estimação. No momento da virada, a tradição manda que as pessoas tentem ouvir seus bichinhos falando. É o tipo de som emitido que vai indicar o tipo de sorte que se terá ao longo do ano.

Finlândia

O ritual da virada finlandês é um tanto quanto exótico. A população do país costuma derreter peças de metal e joga-las em baldes de água fria, para o material solidificar. Acredita-se que a formato das peças obtidas traz previsões sobre o novo ano e o futuro.

África do Sul

Jogar móveis e objetos antigos para fora da janela, é uma das crenças que o povo sul-africano tem para deixar para trás energias ruins e iniciar o ano com novidades e perspectivas.

Escócia

O dia da virada na Escócia tende a ser bastante animado, especialmente devido as homenagens que o país gosta de fazer à cultura Viking. Não se assuste ao se deparar com pessoas girando bastões com bolas de fogo em torno do corpo e da cabeça. O ritual é extremamente popular por lá, e serve para afastar energias ruins e trazer sorte. As bolas costumam ser feitas de arame, jornal, galhos e retalhos.

Colômbia

Para os apaixonados por viagem, a Colômbia conta com uma tradição que vale a pena experimentar. No intuito de atrair um ano novo repleto de novos destinos, os colombianos têm o hábito de dar a volta pelo quarteirão com malas vazias, logo após a virada do ano.

Itália

Os italianos são um povo alegre e, assim como os brasileiros, cheios de superstições. Por lá, além de comer lentilha, o réveillon pede que se usem roupas novas e que se jogue fora uma velha. É indicado também atirar objetos pelas janelas, para se livrar de energias ruins do passado, além de trocar um beijo com alguém embaixo de um visco, planta tradicional do país.

Confira também algumas curiosas tradições de Natal que as pessoas praticam ao redor do planeta.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão