Dicas para não passar vergonha na Europa

não passar vergonha na Europa

Uma das partes mais interessantes (e desafiadoras) de se fazer intercâmbio é aprender a conviver com hábitos diferentes daqueles com os quais estamos acostumados em nosso dia a dia. Atitudes e pequenos gestos considerados normais no Brasil podem ser mal vistos em outros lugares do mundo, por isso é importante que prestemos atenção para não cometer gafes nem ofender ninguém. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas para não passar vergonha na Europa ao longo do intercâmbio.

Dicas para não passar vergonha na Europa

Seja pontual

O povo europeu tende a ser extremamente pontual, especialmente o alemão e o inglês (ou você nunca ouviu a expressão pontualidade britânica?). Se você vai estudar em algum desses países é importante que cumpra com os horários marcados. No Brasil existe o hábito de agendar um evento para as 21 na expectativa de que os convidados comecem a chegar a partir das 21h30. Nesses dois países, especialmente, isso é considerado uma grande falta de respeito, por isso, se tem um compromisso, não se atrase.

Esqueça as palmas no parabéns

Na França, nada mais comum do que brasileiro pagando mico na hora do famoso parabéns pra você! É que por lá, o canto de celebração não vem acompanhado de palmas. É só joyeux anniversaire no ritmo tradicional e pronto! Se você não costuma ficar sem graça quando as pessoas te olham meio sem entender o que está acontecendo, tudo bem, mas se fica, já vá com a ideia de evitar as palmas em mente.

Evite os tapinhas nas costas

O mundo inteiro sabe que nós brasileiro somos um povo caloroso, receptivo e que se cumprimenta de forma efusiva, com abraços, sorrisos e tapinha nas costas. Ainda assim, evite levar esse costume para a Europa. Por lá, os tapinhas são considerados um grande desrespeito, especialmente em países mais formais como a Alemanha. Normalmente, um aperto de mão é mais do que suficiente!

Mantenha a esquerda livre

Se você não respeitou a primeira dica que demos, está atrasado para um compromisso e precisa andar rápido nas escadas rolantes do metrô, suba pela esquerda. Caso contrário, se vai deixar que a escada faça o trabalho dela, então fique à direita e deixe a o outro lado disponível para quem precisa andar rápido. Na Europa, manter o lado esquerdo liberado para quem está com pressa é regra (e vale para as estradas e também para as calçadas). Em cidades como Londres e Paris isso é levado bastante a sério, então fique atento para não ouvir pedidos constantes de licença.

Respeite a Siesta

Se você gosta da ideia de fazer umas comprinhas na hora do almoço e decidiu convidar um amigo para te acompanhar, mas está na Espanha, esqueça. O horário comercial do país tem uma pausa que vai das 14 as 17 horas (em média, já que existem algumas variações). Ainda que existam algumas exceções, é bem possível que neste horário, o comércio esteja fechado e as ruas desertas. Uma dica? Aproveite o tempo para fazer exatamente o que boa parte dos espanhóis vai estar fazendo no momento, tirar uma soneca!

Gostou? Confira também nossas dicas para tirar fotografias bonitas em viagem.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão